Por sugestão do deputado Pedro Uczai (PT-SC), a Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar a situação de emergência dos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada, realiza no próximo dia 27, quinta-feira, o seminário internacional “Gestão de Desastres Naturais: Tornados”. Os dois municípios foram atingidos por um tornado no último mês de abril, deixando um rastro de destruição e quatro mortes. Uczai é o relator da Comissão Externa e trabalhou para sensibilizar o Governo Federal no anúncio de medidas de apoio à população atingida.
O objetivo do Seminário é ouvir especialistas com conhecimento em eventos climático e, ao mesmo tempo, compreender as experiências de prevenção vivenciadas por outros países no que se refere aos tornados. Não é possível evitar a ocorrência de um tornado, mas, através de recursos tecnológicos, se saber com antecedência a ocorrência deste fenômeno e alertar as pessoas para que possam se proteger e não serem atingidas de surpresa.
A partir dos debates do Seminário, a intenção é propor uma política de Estado permanente com mais investimentos na área de pesquisa, monitoramento e na instalação de equipamentos que possam detectar com antecedência a incidência de fenômenos climáticos especialmente nas cidades e regiões do país que se observa a repetição de desastres naturais em curtos espaços de tempo. Dessa forma, teria sido possível identificar as várias precipitações meteorológicas, como enxurradas, tempestades, supercélulas, ciclones e tornados, que ocorreram em cidades catarinenses ao longo dos últimos anos.
O convidado especial do Seminário Internacional será o pesquisador norte americano Harold Edward Brooks, do National Severe Storms Laboratory, ligado ao National Oceanic & Atmospheric Administration-NOAA, dos Estados Unidos. Também participarão o professor Carlos Augusto Morales Rodriguez, do Centro de Estudos Meteorológicos da Universidade de São Paulo, e o Coordenador-Geral do CPETEC/INPE, José Antonio Alavéquia. O seminário está previsto para acontecer às 10h do dia 27, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Assessoria Parlamentar