O deputado Pedro Wilson (PT-GO) saudou o aniversário de 50 anos de Brasília lembrando que Goiás ofereceu todo o território para passar a Capital Federal para o Planalto Central. Ele saudou os pioneiros goianos “pela colaboração efetiva” citando Juca Ludovico, Pedro Ludovico e Bernardo Sayão que destacou como “grande mártir da construção da BR-153”, acrescentando a participação de Emival Caiado, o ex-governador Mauro Borges, Alfredo Nasser, Israel Pinheiro, 1º prefeito de Brasília, e Dom Fernando, que era Arcebispo da região.
Pedro Wilson destacou também o papel das universidades e da imprensa, lembrando o jubileu da Universidade Federal de Goiás, que também completa 50 anos, e a Pontifícia Universidade Católica, criada por JK, em 1959, além da Escola Técnica de Goiás, hoje ampliada pelo Governo Lula.
Dentre os órgãos de imprensa, o petista destacou a colaboração da Rádio Brasil Central, os jornais O Popular, de Jaime Câmara, Folha de Goiás, Cinco de Março, de Batista Custódio, e os movimentos estudantis da UEE, DCE e Centro Acadêmico XI de Maio, da Federal e da PUC de Goiás, segundo ele, “todas com 50 anos de JK a Lula”.
O petista destacou a presença do povo do Nordeste, de Goiás, de Minas Gerais, de São Paulo, do sul e do norte, os pioneiros que vieram para construir Brasília e toda a gente nascida na terra cedida para a Capital da Esperança. “Saudamos a Brasília de índios, negros e brancos, que o povo goiano ajudou a construir com todo o povo brasileiro para ser a Capital da Esperança, no sonho de Dom Bosco”, concluiu Pedro Wilson.
Assessoria Parlamentar