Pré-sal tem reservas quatro vezes maiores; Sibá defende mobilização em defesa da riqueza nacional

siba tribuna salu 04 02 15

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), reforçou hoje (12) a importância de a sociedade brasileira se mobilizar para a defesa das mega jazidas de petróleo do pré-sal bem como do regime de partilha que garante à Petrobras o papel de operadora única da área. ‘’As petroleiras estrangeiras, com a ajuda de subalternos locais, como integrantes do PSDB, cobiçam cada vez mais o pré-sal, sobretudo em razão da comprovação do aumento das reservas de óleo”, disse.

A observação do líder foi feita ao comentar estudo dos professores Cleveland Jones e Hernani Chaves, do Instituto Nacional de Óleo e Gás da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O estudo técnico-científico sinaliza para a existência de pelo menos 176 bilhões de barris de recursos não descobertos e recuperáveis de petróleo e gás na área do pré-sal, que abrange os estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo

De acordo com Chaves, a previsão tem 90% de chances de se tornar realidade e com 10% de probabilidade esse número chega a 204 bilhões de barris, pois “vai crescendo de acordo com as descobertas”. O professor afirma que as descobertas feitas no pré-sal até agora, que alcançam em torno de 40 bilhões de barris, estão incluídas no valor projetado. O trabalho prevê também aumento do número de campos descobertos por produtores no pré-sal, dos atuais 49 campos para “70 e poucos”.

Desenvolvimento – Sibá Machado afirmou que a nova estimativa de volume de petróleo mostra a importância estratégica do pré-sal e reforça a necessidade de os brasileiros agirem em defesa dessa riqueza natural. ‘’São recursos finitos, mas que têm papel fundamental para o desenvolvimento de nosso país, sobretudo nas áreas de educação e saúde’’.

Sibá criticou o projeto ‘’entreguista e antinacional’’ (PLS 331/2015) do senador José Serra (PSDB-SP), que muda o regime de partilha — no qual a Petrobras é operadora única e a União detém a maior parte do petróleo produzido — pelo de concessão, em que o concessionário é dono de todo o petróleo que produz, como foi feito pelo PSDB, durante o governo FHC (1995-2002), para favorecer as petroleiras estrangeiras.

“ Especialistas estimam que a educação brasileira poderá perder R$ 25 bilhões/ ano, se o projeto de Serra for aprovado. Toda a área do pré-sal tem reservas comprovadas, não há risco de se furar um poço e não encontrar petróleo; é um mistério um senador da República apresentar um projeto para favorecer empresas estrangeiras”, disse o líder.

O líder do PT disse que, dada a magnitude das reservas do pré-sal, é mais que estratégico assegurar o patrulhamento de águas do oceano Atlântico pela Marinha brasileira e também concluir a construção de um submarino nuclear. A propósito, criticou a prisão do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, diretor –presidente licenciado da Eletronuclear , detido dia 28 de julho na 16º fase da Operação Lava-jato.

O almirante é peça-chave no processo de desenvolvimento cientifico e tecnológico do País, especialmente no campo nuclear. Sibá criticou a prisão do militar, por ordem do juiz federal Sérgio Moro, já que , sem considerar aspectos geoestratégicos e a segurança nacional, o programa nuclear brasileiro poderá ser prejudicado.

“O patrulhamento na área do pré-sal depende do prosseguimento de nosso programa nuclear”, disse o líder do PT. Ele alertou que a Operação Lava-jato pode, nesse aspecto, prejudicar o interesse de Estado — que por sua natureza é sigiloso — e destruir um patrimônio cientifico e tecnológico nacional construído ao longo de décadas, sob comando do almirante Othon.

O estudo sobre o cálculo das reservas do pré-sal, feito pelos professores da Uerj, teve a mesma metodologia desenvolvida na Noruega e usada por várias empresas, como a Statoil. Ela usa o fator de recuperação, isto é, quanto petróleo e gás se consegue tirar do pré-sal, da ordem de 30%, e não o fator de 40% a 50% usado pela Petrobras, por exemplo, explica Chaves. Segundo ele, usando o fator de recuperação de 30%, presume-se que 70% de petróleo ficam depositados na camada do pré-sal.

Chaves acrescenta que, caso se elevasse o fator de recuperação, o valor estimado de 176 bilhões de barris de petróleo e gás no pré-sal aumentaria. “Mas nós fomos conservadores. Essa é a média mundial. A gente procura ser o mais centrado possível: nem pessimista, nem otimista, apenas o que os dados que nós temos nos contam.”

De acordo com o professor, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recebeu o estudo como um trabalho científico, uma estimativa. Procurada pela Agência Brasil, a ANP disse que não se manifestará sobre os números obtidos no estudo acadêmico dos pesquisadores, “que não contou com a participação da agência”.
  

Equipe PT Na Câmara com Agência Brasil

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100