Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (11) para prestar homenagem às participantes da 5ª Marcha das Margaridas, considerada a maior manifestação pelos direitos das mulheres no mundo, e que acontece em Brasília nesta quarta-feira.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) lembrou a trajetória da líder camponesa Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, na Paraíba, e que inspirou a Marcha das Margaridas. “Margarida Maria Alves é uma lembrança viva de coragem, de dedicação na luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. As nobres margaridas seguem denunciando, reivindicando, propondo e negociando ações e políticas públicas que contribuam na construção de um desenvolvimento sustentável, com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade. “Eu também vou marchar com vocês. Contem comigo, bravas mulheres!”, ressaltou a parlamentar.
A deputada Luizianne Lins (PT-CE) ressaltou que uma das reivindicações das mulheres do campo é “a aprovação de proposta que tramita nesta Casa e que cria o fundo de combate à violência contra a mulher. A proposta consta do documento das mulheres trabalhadoras rurais de todo o Brasil e já está pronta para ser apreciada neste plenário”, informou a petista.
O deputado Caetano (PT-BA) afirmou que a Marcha fortalece cada vez mais a luta das mulheres brasileiras. “Estamos unidos na Marcha das Margaridas em defesa do Brasil”.
O deputado João Daniel (PT-SE) também saudou as milhares de mulheres que participam do movimento. “Quero saudar todas as mulheres trabalhadoras rurais do Brasil, como também as mulheres urbanas que levam suas justas reivindicações contra a violência e por uma grande política voltada para a agricultura, para a reforma agrária, para as mulheres do campo”, disse.
Ao saudar a Marcha das Margaridas o deputado Zé Geraldo (PT-PA) destacou que “com certeza, a luta continua e Margarida Maria Alves, que deu a vida pela terra, pela organização e pela reforma agrária, é lembrada por essas mulheres”.
Gizele Benitz
Foto: https://www.facebook.com/Marchadasmargaridas?fref=ts