O deputado Enio Verri (PT-PR) foi eleito nesta terça-feira (11) terceiro vice-presidente da comissão especial destinada a analisar, estudar e formular proposições relacionadas à Reforma Tributária. O colegiado tem o prazo de 30 dias para apresentar uma proposta de mudança do sistema tributário brasileiro, contados a partir de sua instalação na semana passada. O plano de trabalho da comissão deverá ser apresentado na quinta-feira (13).
Enio Verri explicou que o colegiado vai se debruçar sobre propostas que proporcionem uma tributação mais justa, sobretudo para os estados. “Vamos trazer esse debate novamente à Câmara com pessoas que já discutem historicamente esse tema e vamos observar também modelos tributários de outros países. As contribuições serão bem-vindas”.
O deputado Assis Carvalho (PT-PI), integrante da comissão, alertou para a necessidade de o Parlamento atentar para a necessidade de alterar a essência do sistema fiscal do País – regressivo e injusto, em que o pobre paga mais e o rico paga menos. “Qualquer reforma que não considerar isso será muito falha. É preciso tributar menos o consumo, que penaliza mais o pobre, e mudar o foco para o patrimônio e a renda”, apontou.
PT na Câmara
Foto: Luiz Macedo