Petista lembra ousadia que levou à construção de Brasília

pdelgado_soleneO deputado Paulo Delgado (PT-MG) afirmou nesta terça-feira (20) que Brasília é o símbolo da capacidade de construção do povo brasileiro. Ao discursar durante a sessão que homenageou os 50 anos da capital, Paulo Delgado lembrou que o sonho de transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país foi uma decisão ousada que mobilizou toda a nação brasileira.

“Brasília é o orgulho e a capacidade de construção do povo brasileiro, pois conseguimos construir, do nada, uma das mais importantes capitais do mundo”, disse.

Além da relevância política que representou a nova capital para o país, Paulo Delgado destacou a sua arquitetura inovadora, que resultou no reconhecimento da Unesco como um Patrimônio Cultural da Humanidade. “Brasília foi consagrada mundialmente porque foi a primeira cidade moderna tombada. Para que esse reconhecimento fosse possível, foi preciso inaugurar um novo procedimento na Unesco, onde o mundo começou a enxergar o presente e não somente os legados históricos já catalogados”, afirmou o petista. O tombamento de Brasília ocorreu em 1987, fruto de um projeto de lei do ex-governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira.

Reflexão – Em seu discurso, o petista propôs uma reflexão sobre os recentes escândalos políticos envolvendo o governo do Distrito Federal (DF). Para o parlamentar, a política local não fez tão bem à capital, como se imaginava. “O Distrito Federal está tão envolvido com seus próprios problemas, que acabou virando as costas para o país. Brasília acabou se transformando em uma cidade muito política. A crise do DF não é a crise política brasileira”, disse.

Homenagem – Durante a sessão de homenagem, foi exibido um documentário produzido pela TV Câmara mostrando todos os desafios, desde os aspectos políticos às limitações de logística para a transferência da capital do Rio de Janeiro para o Centro Oeste. O vídeo retrata a magnitude da engenharia utilizada à época, capaz de transformar uma remota região do Planalto Central em uma das mais imponentes e modernas cidades do mundo.

A transferência da capital para Brasília foi uma das decisões de maior impacto na história do Congresso Nacional, que começou a ser escrita na Província do Rio de Janeiro em 17 de abril de 1823, quando foi aberta a Primeira Sessão Preparatória da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império. Com a implantação da República, a mudança da capital ganhou força constitucional por meio da Carta Magna de 1891. Os textos posteriores (1934 e 1946) também determinavam a transferência da capital para o interior do país. Entretanto, foi a Constituição de 1946 que motivou a transferência da capital, apesar da resistência de parte da imprensa e de parlamentares que faziam oposição sistemática ao governo do presidente Juscelino Kubitscheck.

As obras da nova capital foram iniciadas em novembro de 1956, com a inauguração do Catetinho, primeira residência do presidente da República. A inauguração de Brasília ocorreu em 21 de abril de 1960.

Edmilson Freitas

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100