O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) destacou, nesta quarta-feira (5), a importância do trabalho dos profissionais da vigilância sanitária e dos órgãos do setor, com destaque para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na defesa da saúde dos brasileiros. A declaração deu-se durante a sessão solene em comemoração ao primeiro aniversário do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído por lei oriunda de projeto apresentado pelo próprio deputado Arlindo.
“Todos os brasileiros são beneficiados pelo trabalho da vigilância sanitária, mesmo que esta seja poucas vezes percebida como, por exemplo, na fiscalização de estabelecimentos que vendem alimentos e na produção e comercialização de medicamentos. Essa é a razão dessa homenagem aos profissionais que trabalham nesse setor que é um dos mais sensíveis à sociedade”, ressaltou Chinaglia.
O deputado lembrou que a vigilância das condições sanitárias é uma das práticas mais antigas do mundo. “A exigência de normas de saúde e de sanções para o seu descumprimento faz parte de códigos de conduta milenares como o de Amarabi, de Naru e até do Antigo Testamento da Bíblia”, destacou Chinaglia.
Durante a sessão solene o deputado, que sugeriu a homenagem, também lembrou o pioneirismo do sanitarista Oswaldo Cruz na implementação de políticas sanitárias no País. “Mesmo diante dos ataques sofridos pela campanha sanitária para a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro, foi graças à obstinação do sanitarista que práticas como a da vacinação se tornaram praxe no País”, reconheceu.
O parlamentar petista lembrou ainda que o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado no dia 5 de agosto, coincide com a data de nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária do Brasil.
A data está definida pela Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015. A norma prevê que o dia seja marcado por atividades que promovam a conscientização da população, proporcionando esclarecimentos sobre temas relacionados à vigilância sanitária para estudantes, profissionais de saúde e demais cidadãos.
Anvisa- Também presente ao evento, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa), Jarbas Barbosa Silva, parabenizou o deputado Arlindo Chinaglia pela Lei que viabilizou a criação do Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em discurso, Barbosa destacou a importância do setor não apenas para as questões relativas à saúde dos brasileiros, mas também para a economia do País.
“A atuação da Anvisa está relacionada a ações que envolvem 10% do PIB brasileiro. Por isso, a importância de fortalecermos a vigilância sanitária nos Estados e municípios para que o País tenha uma economia mais sólida e próspera”, observou.
Valorização- Já o deputado Odorico Monteiro (PT-CE) ressaltou a necessidade de se valorizar os profissionais da área. “Um dos nossos maiores desafios é a capacitação permanente e a instituição da carreira típica de Estado para os profissionais que atuam no setor”, defendeu.
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara