Ao comentar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (19) que está otimista com a possibilidade de o país criar 2 milhões de emprego este ano.
“Geramos 266 mil novos empregos em março. É a maior quantidade de empregos gerada no mês de março desde que foi criado o Caged”, disse, no programa semanal Café com o Presidente.
Para Lula, a criação recorde de empregos significa mais cidadania, mais independência econômica e menos déficit para a Previdência Social. “Na medida em que o povo consome, o comércio vende mais, a indústria é obrigada a produzir mais e ambos são obrigados a contratar mais trabalhadores. É tudo isso que eu quero que aconteça no Brasil”, ressaltou.
Na avaliação do deputado Elismar Prado (PT-MG), o presidente Lula tem toda a razão em estar otimista com o crescimento do país. De acordo com o petista, graças à política econômica bem sucedida do governo Lula, o Brasil tem alcançado níveis históricos de geração de emprego, crescimento da renda, valorização do salário mínimo e aumento do consumo interno. “Os brasileiros confiam nas medidas adotadas pelo governo Lula. O Brasil tem tudo para continuar crescendo. Todas as conquistas que tivemos ao longo deste governo, serão cada vez mais consolidadas. O presidente Lula deixa um grande legado para as futuras gerações brasileiras”, disse.
Empregos – O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi o melhor para meses de março da série histórica, que teve início em 1992. Foram geradas 266.415 vagas, segundo informou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. O segundo melhor resultado foi em março de 2008, com 206.556 novas vagas.
No acumulado do trimestre, foram gerados 657.259 empregos, o que representou mais de 30% da meta de 2 milhões de novos empregos prometida pelo governo para 2010.
Equipe Informes com agências