Ao discursar na sessão solene em homenagem à “Campanha Coração Azul”, que marca o Dia Internacional contra Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres e Crianças, o deputado Luiz Couto (PT-PB) afirmou que “o tráfico de pessoas e a exploração sexual têm se mostrado práticas das mais rentáveis da criminalidade, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas”.
Ainda de acordo com Luiz Couto, autor do requerimento para a realização da sessão solene nesta segunda-feira (13), na Câmara, “milhares de pessoas, todos os anos, são traficadas por máfias que as exploram na prostituição e no trabalho escravo. Esse diagnóstico aterrador de nossa época mobiliza ONGs, polícias federais de vários países, a ONU e os povos e nações do Mundo”.
Segundo dados da ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente US$ 32 bilhões em todo o mundo, sendo que cerca de 10% desse dinheiro passa pelo Brasil. Desse valor, 85% provém da exploração sexual, mas a gama de crueldade dos traficantes tem seu extremo no tráfico de órgãos, e a morte, por consequência.
Luiz Couto disse também que a questão do Dia Internacional contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças tem grande importância. “Tenho dado alta prioridade a essa questão durante minha atuação como deputado federal da Paraíba e defensor dos direitos humanos. É para liberdade que Cristo nos libertou, esta é uma frase que marcou a campanha contra o Tráfico de Seres Humanos no Brasil, adotada pela Campanha da Fraternidade em 2014. Porém, antes desta importantíssima campanha, esta frase já havia sido escrita no Livro dos Livros, a Bíblia Sagrada”, afirmou.
Projeto – O deputado Luiz Couto destacou que a expectativa é a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei (PL 7370/14), resultado do trabalho das Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) da Câmara e do Senado que investigaram crimes relacionados ao tráfico de seres humanos.
Gizele Benitz
Foto: Alex Ferreira/Câmara