A Câmara realiza sessão solene na próxima terça-feira (20), às 10h, em homenagem ao cinquentário de Brasília e da transferência da Câmara dos Deputados para a nova capital. Para o deputado Magela (PT-DF), é importante ressaltar que a transferência da capital para Brasília significou a criação de um novo eixo de desenvolvimento economico-social no país. “Fez com que o interior brasileiro fosse reconhecido como uma possibilidade de desenvolvimento”, disse Magela.
A homengem que temos que fazer agora, acrescentou o parlamentar petista, é a quem construiu Brasília para ser a capital de todos os brasileiros e brasileiras. “Apesar do difícil momento pelo qual passamos na capital (sobre a crise política que envolveu o DF) , tenho confiança de que Brasília ainda será muito respeitada e amada como a capital da República”, frisou Magela.
Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília completa 50 anos com uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes, segundo a última contagem do IBGE, feita em 2009.
O plano urbanístico da capital foi elaborado por Lúcio Costa e muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Gizele Benitz