A Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14), requerimento do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que solicita informações do Ministério das Comunicações e da Casa Civil sobre o Programa de Banda Larga.
De acordo com Valverde, é preciso saber como será estendido às comunidades remotas da Amazônia, entre elas quilombolas, extrativistas e comunidades indígenas, o programa governamental de levar banda larga e telefonia.
Segundo Valverde, além dos aspectos sociais de integração à modernidade e ao conhecimento de populações tradicionais que vivem em regiões remotas, os equipamentos adquiridos pelo governo, com antenas e terminais de ultima geração, prometem capturar dados climáticos e trocar informações entre órgãos de defesa e de segurança.
Conforme especialistas na área, a nova aquisição dos equipamentos, substituindo os antigos instalados pelo SIPAM entre 1997 a 2002, levará a Amazônia o que há de mais moderno no mundo de comunicação via satélite.
Para participar da audiência pública, que ainda não tem data marcada, serão convidados o Ministro de Comunicação, José Artur, e um dos coordenadores dos projetos de inclusão digital da Casa Civil.
(AP)