Petista cobra rapidez na melhoria do fornecimento de energia para o Acre

Angelim Gustavo
 
Apesar de reconhecer o esforço do Ministério de Minas e Energia e da Companhia de Eletricidade do Acre para melhorar a qualidade no fornecimento de energia elétrica ao Estado, o deputado Angelim (PT-AC) destacou que “a população ainda não está totalmente satisfeita com o serviço prestado, e por isso cobra soluções imediatas”. A declaração ocorreu durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (24), na Câmara, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. 
 
“Conheço as dificuldades enfrentadas para investir em infraestrutura na região amazônica, principalmente no Acre, onde fui prefeito da capital (Rio Branco) por oito anos. E também reconheço a redução drástica no número de reclamações da população sobre o fornecimento de energia. Mas o ideal é diminuir ainda mais”, destacou Angelim. 
 
Para melhorar a qualidade na prestação do serviço, o representante do Ministério de Minas e Energia, Domingos Andreatta, anunciou que até 2017 estarão prontas as obras dos linhões energia que vão integrar todo Estado ao sistema nacional. Atualmente a cidade de Cruzeiro do Sul, segundo maior PIB do Acre, não está ligada à rede. 
 
“Até janeiro de 2017 todo o Estado receberá energia do sistema nacional, e cidades que hoje têm energia a partir de produção local, por meio de gerador a óleo diesel e outros meios, terão energia elétrica de qualidade”, prometeu.
 
Já o representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Leonardo Queiroz, destacou que houve redução de 37%, de 2013 para 2014, nas reclamações de consumidores contra a Companhia de Eletricidade do Acre. Segundo ele, das 35 mil reclamações recebidas, pouco mais de 20 mil foram sobre interrupção no fornecimento do serviço. 
 
“Ainda assim o número de reclamações é superior à média nacional. Por isso a Aneel vai cobrar um Plano de Resultado das concessionárias de energia com desempenho insatisfatório. Dessa forma essas companhias terão que melhorar a qualidade do serviço no curto prazo, e serão fiscalizadas de três em três meses pela agência”, informou. 
 
Investimentos– O presidente da Eletroacre, Joaquim Oliveira, destacou que os investimentos realizados pela companhia têm melhorado o serviço e diminuído o número de reclamações. E como recompensa desse esforço, ele disse que a companhia foi a vencedora do Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), em novembro do ano passado. 
 
“Vencemos na categoria maior crescimento do desempenho, entre as 67 concessionárias de energia do País, com a expressiva evolução de 41% em relação a 2013. Isso mostra que estamos no caminho certo”, observou.   
 
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra

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