Barão da mídia e empresas graúdas vão depor na CPI que investiga sonegação bilionária

rbs fachada
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que averigua irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou, nesta terça-feira (23), requerimento de convocação do presidente da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), Eduardo Sirotsky, que foi conselheiro do Carf. A RBS é afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dona do jornal Zero Hora, parte de um conglomerado que é um dos maiores grupos de mídia do Brasil. Além de Sirotsky, foram convocados pela CPI os presidentes da Ford e da Mitsubishi e o vice-presidente do banco Santander. Os requerimentos são de autoria do líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).

O foco de investigação da CPI é um esquema de pagamento de propinas para redução de dívidas de empresas em julgamentos do órgão. O montante envolvido no esquema, segundo estimativas da Receita Federal e da Polícia Federal, que realiza a Operação Zelotes, é de R$ 19 bilhões.

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão especial que acompanha o caso na Câmara, no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, as convocações são importantes para que se possa conhecer o volume que deixou de entrar nos cofres públicos. “Apesar da mídia muitas vezes ignorar a Operação Zelotes, e apesar mesmo do tratamento diferenciado que o Judiciário tem dado, em relação, por exemplo, à Operação Lava-Jato, a investigação tem avançado. Tanto na nossa subcomissão na Câmara quanto na CPI no Senado, as ações vão no sentido de que possamos apoiar o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para que se consigamos revelar para a sociedade brasileira o tamanho dessa sonegação e para que todos os responsáveis possam ser identificados e punidos”, afirmou Pimenta.

Também integrante da subcomissão, o deputado Toninho Wandscheer (PT-PR) defende a reformulação do Carf e lembra que a RBS, ferrenha adversária do PT, pode estar incorrendo na mesma contradição de alguns opositores dos governos Lula e Dilma. “Muitas vezes as pessoas acusam0020duramente o governo, mas não têm as suas vidas resolvidas quanto à corrupção, por exemplo”, diz Toninho.

Até o momento, a CPI ouviu representantes da Polícia Federal e ex-integrantes do conselho, mas nenhum depoente ligado às empresas supostamente envolvidas. Os depoimentos de Eduardo Sirotsky e dos demais convocados ainda não têm data marcada. A CPI volta a se reunir na próxima terça-feira (30).

PT na Câmara com PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo