Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (14) moção de apoio e solidariedade a Cuba.
Apresentada pelos deputados Nilson Mourão (PT-AC) e Dr. Rosinha (PT-PR), a moção condena o bloqueio norte-americano, defende a libertação e cinco jovens cubanos presos nos Estados Unidos e apoia a retirada da base de Guantánamo.
“Esta comissão manifesta sua solidariedade diante do nefasto e desumano bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA a Cuba, que afronta a vida de 11 milhões de cubanos há 50 anos. O bloqueio mais antigo e perverso da história da humanidade, já ocasionou um prejuízo estimado em 89 bilhões de dólares”, diz a moção.
“Como representantes do povo brasileiro, manifestamos apoio e solidariedade aos cinco jovens cubanos (Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labanino e René González) presos injustamente nos Estados Unidos, há mais de dez anos, pelo simples fato de denunciarem às autoridades norte-americanas planos de extrema-direita no sul da Flórida, contra Cuba. Apoiamos o povo cubano em sua luta pela retirada da Base Militar norte-americana do território cubano de Guantánamo”, acrescenta.