Conselho debate desafios na área de energia nuclear

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara promoveu nesta quarta-feira (14) uma discussão sobre as perspectivas e desafios na área de energia nuclear no Brasil. A iniciativa é do líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE). De acordo com ele, o objetivo é saber como está o debate sobre a implantação da energia nuclear para fins pacíficos, na geração de energia. “Dentro do PAC há, inclusive, a previsão de centrais nucleares para nossa matriz elétrica e já está sendo estudada a definição dos locais que irão recepcionar esses projetos. Então, é importante conhecer as características desses projetos”, disse.

O líder petista defendeu que o debate sobre a utilização da energia nuclear seja colocado para a sociedade. “Essa é uma matéria importante para complementar nossa matriz elétrica e energetica e, ao mesmo tempo, é uma matéria que provoca muitas divergências, tendo em vista problemas gerados com rejeitos nucleares e o risco que existe no manuseio da energia nuclear”, disse Ferro. “Hoje o risco é altamente controlado, mas não se pode desmerecer que a energia nuclear, como qualquer outra atividade, possui riscos e, consequentemente, há necessidade de proteção, mitigação dos seus impactos e uma política de instalação com segurança dessa modalidade”, ponderou o líder do PT.

Os integrantes do Conselho de Altos Estudos ouviram uma exposição do assessor executivo da Presidência da Eletronuclear, Leonam Guimarães. A Eletronuclear é responsável pela construção e pela operação das usinas nucleares brasileiras. Os pontos abordados estão relacionados às obras de Angra 3, indicação e requisitos para a construção das futuras centrais nucleares previstas para o Nordeste e Sudeste do país e depósitos radioativos.

Gizele Benitz

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também