Os líderes do PT e do Governo na Câmara, Sibá Machado (AC) e José Guimarães (PT-CE), respectivamente, elogiaram hoje (9) o lançamento, pela presidente Dilma Rousseff, do Programa de Investimento em Logística (PIL), que vai mobilizar investimentos de R$ 198,4 bilhões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, beneficiando diretamente 20 estados e 130 municípios.
“Trata-se de um marco histórico, é o maior projeto de investimento em infraestrutura já realizado no Brasil”, disse Sibá Machado. Ele lembrou que o plano vai garantir a retomada do crescimento econômico sustentável, com a preservação dos programas de inclusão social. “Ou seja, fazer a economia crescer e gerar empregos, com distribuição de renda e justiça social”.
O líder do PT observou que o PIL garante reforço às medidas que o governo tem adotado para enfrentar reflexos da crise econômica mundial e dotar o País de condições para superar gargalos históricos no setor de infraestrutura e logística , assegurando mais condições de competitividade à economia nacional.
Repercussão – Já José Guimarães definiu o pacote de infraestrutura como um “plano gigante e audacioso”. Segundo ele, é um “marco de grandes repercussões na economia, é um esforço do governo para construir uma nova agenda que vai recuperar credibilidade, melhorar o ambiente de negócios e impactar na nossa relação de empregos e crescimento econômico”.
Para Guimarães, o conjunto de ações será muito bem recebido pelo empresariado brasileiro e representa o início — contado desde o anúncio do Plano Safra 2015/2016, na semana passada, com R$ 187,7 bilhões em crédito para o setor — de uma agenda “mais que positiva” do governo, que dá conta da retomada do crescimento”. Na opinião de Guimarães, “é uma virada que o nosso governo está dando ao construir uma agenda centrada na ideia da retomada do crescimento”.
“Para nós do governo, o ajuste fiscal foi o início, e o porto de chegada é o crescimento. E hoje o PIL (Programa de Investimentos em Logística) é uma vertente fundante desse processo de retomada”, afirmou o parlamentar, destacando a “certeza de que o plano é factível, consistente e que dará os resultados esperados”.
Trata-se, de acordo com Guimarães, de “um pacto na geração de renda de emprego e principalmente na integração da infraestrutura logística no País, que é fundamental no escoamento da produção de grãos, no qual o Brasil é uma das potências. O Brasil precisava desses investimentos estratégicos, sem eles não teria crescimento”.
Tags: Sibá Machado, José Guimarães, Logística, Infraestrutura, PIL, competitividade
Equipe PT na Câmara, com agências