Pré-sal: Marroni defende regime de partilha e acusa PSDB de ter ‘’DNA entreguista”

FernandoMarroni GabrielaKor

O deputado Fernando Marroni (PT-RS) rebateu nesta terça-feira (9) as propostas do PSDB de mudanças das regras de exploração do petróleo na área do pré-sal, trocando o regime de partilha pelo de concessão. Segundo ele, a proposta é antinacional e atende principalmente interesses de empresas petrolíferas estrangeiras. “O PSDB tem o DNA da entrega” do patrimônio nacional aos estrangeiros, disse Marroni.

As críticas de Marroni foram suscitadas por projetos de parlamentares do PSDB no Congresso Nacional. A Comissão de Minas e Energia da Câmara, presidida pelo deputado tucano Rodrigo de Castro (PSDB-MG), vai apreciar nesta quarta-feira o projeto  600/2015, do tucano Jutahy Junior (BA),  que foi apensado ao 4973/2013. 

O projeto de Jutahy propõe o fim da obrigação da Petrobras de entrar com 30% de participação na exploração de todos os campos de pré-sal licitados pela ANP e de atuar como operadora única no setor. O relator do projeto é outro tucano, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). No Senado, já está em adiantada tramitação proposta idêntica apresentada pelo senador José Serra (PSDB-SP).

Marroni ironizou o entreguismo do PSDB, cujo vice-presidente nacional, Alberto Goldman, recentemente admitiu, publicamente e com todas as letras, que seu partido ‘’não tem projeto’’ para o país. “Mas projeto de entrega do país, eles têm. E agora, descaradamente, querem entregar o pré-sal. A entrega está no sangue dos tucanos”, comentou Marroni.

Soberania- ‘’Mais uma vez, os políticos tucanos tentam entregar a Petrobras e o nosso petróleo de mão beijada para os estrangeiros”, disse o parlamentar do PT. “ O regime de partilha é fundamental para manter a soberania da Petrobras – e do Brasil – na produção de petróleo. Acabando com o regime de partilha, como querem  Serra e os deputados do PSDB, estaremos, simplesmente, abrindo mão da riqueza gerada pela maior descoberta de petróleo – no mundo inteiro – nos últimos 30 anos’’.

Marroni lembrou que o PSDB tentou vender a Petrobras durante o governo FHC. “ Os tucanos tentaram até mudar o nome da nossa estatal para “Petrobrax”, para ficar mais fácil de vendê-la aos gringos. Só não venderam porque Lula ganhou a eleição de Serra, em 2002’’.

O regime de partilha, instituído por lei aprovada pelo Congresso, confere papel estratégico à Petrobras na exploração do petróleo na área do pré-sal.  Pelo sistema, haverá , nas próximas décadas, ao redor de R$ 1,3 trilhão  para as áreas de saúde e educação.

Tags: Fernando Marroni, pré-sal, Petrobras, partilha, entreguismo, interesse nacional,

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100