Representantes da Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), vão se reunir com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), relator da medida provisória (MP 472/2010), para discutir a proposta de renegociação da dívida dos produtores rurais do Nordeste que deverá vir na MP.
A reunião foi agendada durante café da manhã da bancada para discutir o tema.
De acordo com o deputado Zezéu, existem mais de 300 mil contratos de empréstimos agrários para pequenos agricultores em atraso no Nordeste. O objetivo, de acordo com o petista, é apresentar uma solução para que estes agricultores tenham acesso a crédito para continuarem produzindo. “A permanência desta dívida entra em contradição com a nossa história dos sete anos de governo Lula, que é de fixação do homem no campo. Precisamos dar condições de crédito para favorecer a pequena produção no Brasil”, explicou Zezéu.
A maior parte dos contratos em questão, segundo o petista, são de empréstimos de cerca de R$ 35 mil. Recentemente, o governo resolveu o problema dos contratos de até R$ 10 mil, deixando de fora os agricultores com uma dívida um pouco maior. O relator da MP 472, que tramita no Senado, tem até a quinta-feira (22) para fechar seu relatório.
Edmilson Freitas