Começa em Goiânia nesta quarta (3) o 54º Congresso da UNE, o maior encontro da juventude organizada no país. 10 mil estudantes universitários de todos os 27 estados já estão a caminho da cidade e participam de intensas atividades até domingo (7), quando será eleita a nova presidência da UNE e serão definidos os rumos da entidade no próximo período. O tema do Congresso é “Em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil”.
Realizado na Universidade Federal de Goiás e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o Congresso terá mais de 50 atividades entre debates, grupos de discussão, atos políticos e uma grande passeata. Mais de 60 convidados participam do encontro, entre eles senadores, deputados federais e estaduais, artistas, líderes dos movimentos sociais, escritores, intelectuais e outros representantes da academia.
A UNE está preocupada com a proposta de redução da maioridade no Brasil e esse será o tema da abertura do Congresso, em uma grande arena na Praça Universitária a partir das 19h da quarta. A entidade tem se mobilizado fortemente contra a redução, entendendo que a medida iria somente excluir e castigar ainda mais a população jovem e negra das periferias, sem resolver o problema da violência no país. Entre os convidados dessa roda de conversa está o colunista da revista Carta Capital e historiador Douglas Belchior.
Os debates e disputas de ideias serão intensos a partir da quinta feira, quando são priorizados temas da conjuntura nacional como o ajuste fiscal do governo federal, o projeto de lei das terceirizações, a reforma política e o fim do financiamento privado de campanhas, a defesa da Petrobras, a democratização dos meios de comunicação e a participação do Brasil no cenário internacional por meio dos BRICS.
Já na sexta-feira, os debates são todos voltados para a área educacional, envolvendo a situação dos professores no Brasil, a luta por mais assistência estudantil para os alunos carentes, a regulação do ensino privado, a implantação do Plano Nacional da Educação e dos 10% do PIB para o setor, a reforma dos currículos universitários e a ampliação da democracia nas instituições de ensino superior.
Na sexta-feira, a UNE realiza uma passeata em protesto contra os cortes do governo federal na área da educação. O ajuste anunciado prevê a retirada de R$9 bilhões do setor educacional.
A UNE realizará um grande ato em defesa da democracia no sábado, às 16h, na Arena Goiânia. Participarão diversas entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o coletivo Fora do Eixo e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
No domingo acontece a eleição da nova diretoria da UNE e da nova presidência da entidade. Quem ganhar as eleições estará à frente de sete milhões de universitários e definirá os rumos e o posicionamento da UNE no próximo período. Já foram presidentes da UNE personagens como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.
54º CONGRESSO DA UNE
DATA: 3 a 7 de junho
LOCAL: Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Arena Goiânia
INFORMAÇÕES: www.une.org.br
Tags: UNE, Congresso, Goiânia, PT, Câmara
Assessoria Parlamentar
Foto: Site UNE