(Foto: Gustavo Bezerra)
Por indicação do deputado Adelmo Leão (PT-MG), o Hospital Sofia Feldman, entidade referência no atendimento humanizado a parturientes e recém-nascidos, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) o Prêmio Dr. Pinotti, concedido pela 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados. O hospital atende a uma população de mais de 400 mil pessoas de dois distritos sanitários de Belo Horizonte e realiza mais de mil partos por mês, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O hospital faz um trabalho primoroso, com foco num acolhimento que dignifica a mulher, incluindo aquelas em situação de risco. E, mesmo atendendo casos de risco, apresenta talvez um dos mais baixos índices de cesarianas, revelando a preocupação com práticas corretas, respeitosas, dignas e promotoras da humanização. É um hospital que se preocupa e zela com o acolhimento à mulher. Essa característica vai ao encontro do que defendia o Dr. Pinotti, de humanizar o atendimento e de combater o excesso de cesarianas”, afirmou Adelmo Leão.
Ao receber o prêmio em nome da entidade, o gestor do hospital, José Sobrinho, também ressaltou as boas práticas desenvolvidas no Sofia Feldman. “Ele garante à mulher acolhimento em diversos espaços. Gestantes com agravo são acolhidas em uma unidade extra-hospitalar, a ‘Casa da Gestante Zilda Arns’, premiada pela Organização Pan-Americana de Saúde, como iniciativa exitosa na prevenção da mortalidade materna”, detalhou.
José Sobrinho falou ainda do “Espaço de Sofia”, onde mães com bebês em UTI trocam experiências e são orientadas; e da “Casa do Bebê”, que acolhe mães e bebês, que após a internação na neonatologia ainda precisam ganhar peso. “Esses espaços do cuidado inspiraram o Ministério da Saúde na criação da ‘Casa da Gestante, Puérpera e Bebê, que está sendo implantada pela Rede Cegonha, nas maternidades públicas brasileiras”, completou.
Com 33 anos de existência, o Sofia Feldman sempre atuou na área de ensino e pesquisa e, no ano passado, foi reconhecido pelos ministérios da Educação e da Saúde como hospital-escola. “Acertamos na nossa indicação para o prêmio. É um hospital referência não somente para Minas Gerais, mas para todo o Brasil. Espero que esse prêmio, ao tornar pública a atuação do Sofia Feldman, permita expandir suas práticas para outros hospitais, no sentido de valorizar a mulher como promotora da vida e da dignidade humana. Parabéns a todos os trabalhadores do Sofia Feldman”, ressaltou o deputado Adelmo Leão.
Prêmio – Além do hospital mineiro, foram agraciados com o Prêmio Dr. Pinotti o Hospital do Câncer de Pernambuco (PE), o Hospital Estadual Carlos Chagas (RJ), o Hospital da Mulher Maria José de Santos Stein (SP) e o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (RJ).
A premiação registrou neste ano um número recorde de inscrições, com quase 80 indicações. Participaram da eleição das entidades vencedoras 13 dos 16 conselheiros indicados pelos líderes e representantes partidários.
A premiação acontece todos os anos e visa promover ações de entidades que promovem o acesso a serviços qualificados de saúde à mulher. O evento é realizado no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.
O prêmio é uma referência honrosa ao trabalho do médico ginecologista José Aristodemo Pinotti, ex-deputado federal por três mandatos e referência na defesa do parto humanizado. Quando morreu, em 2009, ocupava a Secretaria Municipal Especial da Mulher, na capital paulista.
Também participaram da premiação nesta quarta-feira o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e Marianne Pinotti, filha de Aristodemo Pinotti.
PT na Câmara com Agência Câmara