Distritão é barrado com voto unificado do PT

plenario

Com o voto unificado da Bancada do PT, o plenário da Câmara rejeitou nesta terça-feira (26), com 267 votos, o sistema eleitoral conhecido como “distritão” e que faz parte da proposta de emenda à Constituição (PEC 182/07 e outras) que trata da Reforma Política.

O Líder do PT, deputado Sibá Machado (AC) comemorou a vitória da posição petista. “Esse sistema não responderia às lacunas existentes no modelo atual e desta forma não teve o apoio da Bancada do PT. Estamos convencidos sobre este tema”, disse Sibá. Ainda de acordo com o líder petista, o distritão enfatiza a disputa individual pelas vagas e “essa concorrência exagerada” aumentaria os custos das campanhas, além de reduzir a eleição de representantes de minorias.

No distritão, os eleitos seriam os candidatos mais votados, independentemente de quociente eleitoral ou do voto de legenda. O atual sistema prevê que a eleição de deputados estaduais e federais e vereadores é proporcional. Os candidatos podem ser eleitos apenas com seus votos ou com a soma destes mais a parcela que lhe cabe dos votos recebidos pelo partido.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) também comemorou a derrota do distritão. Fontana defende a mudança do sistema eleitoral brasileiro, “mas uma mudança para melhor”, segundo ele. “Esse sistema (distritão) é o paraíso das campanhas ricas, do poder econômico, que dificultaria o crescimento de quadros políticos que crescem degrau a degrau. O atual sistema, proporcional respeita a pluralidade da sociedade brasileira”, afirmou o deputado gaúcho.

Lista – Mais cedo, em outra votação, o plenário também rejeitou o sistema de lista preordenada nas campanhas eleitorais para deputados e senadores. Por esse sistema, no ano da eleição, cada partido reúne-se em convenção e prepara sua lista de candidatos aos cargos legislativos em disputa. Sibá Machado observou que o PT defende a tese da lista preordenada mas decidiu votar contra por considerar “que se trata de matéria infraconstitucional e, por isso, não há necessidade de se apreciar em PEC”.

Distrital Misto – Outra tentativa de mudança, também derrotada hoje pelo plenário com apoio do PT, trata do sistema eleitoral distrital misto, que é uma mistura do sistema proporcional e do majoritário. Por esse sistema, o eleitor vota duas vezes. Uma para candidatos no distrito e outra para a lista dos partidos (legenda). A metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples. A outra metade é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista. A crítica é que os eleitores não poderiam votar em candidatos de outros distritos.

Gizele Benitz

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100