Os deputados Valmir Assunção (PT-BA) e Padre João (PT-MG) destacaram em pronunciamento na Tribuna a importância da reforma política, prevista para ser apreciada no plenário da Câmara na próxima semana. Para Valmir Assunção a reforma política “precisa fortalecer a sociedade e acabar com o financiamento de empresas ao processo eleitoral, porque empresa não vota e, por isso, não pode financiar a política”.
É importante, acrescentou Valmir Assunção, “debatermos isso para, cada vez mais, a sociedade brasileira ter consciência da necessidade da sua participação neste momento, porque boa parte dos problemas que hoje temos no Brasil pode ser creditada à forma como são eleitos os Parlamentares e ao sistema político brasileiro. Temos que romper com isso; e a oportunidade é agora de romper com esse processo”, destacou.
Ainda, de acordo com Valmir Assunção é fundamental a participação da sociedade na construção política. “A sociedade não pode servir só para votar no dia da eleição. Ela tem que ajudar no processo de consolidação da democracia brasileira”.
O deputado Padre João também defende o fim do financiamento das empresas nas campanhas eleitorais. “Este é o apelo de todos os movimentos sociais: que faça parte dessa agenda o fim do financiamento empresarial de campanha, para que esta Casa fique mais livre e mais comprometida com o povo, com o eleitor, e não com as grandes empresas, não com as multinacionais que financiam campanhas”, disse o petista.
Gizele Benitz