A Comissão Parlamentar de Inquérito que analisa a dívida pública realiza audiência pública nesta quarta-feira (14) para ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
O requerimento para a vinda dos ministros foi aprovado por unanimidade no mês passado O presidente da CPI, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), afirmou nesta segunda-feira que a audiência pública está dentro da programação da CPI. “Quando iniciamos os trabalhos da comissão havia a dúvida se ouviríamos os ministros no início da CPI ou no final. Optou-se por chamar no início o secretário do Tesouro Nacional. Agora, no final dos trabalhos da comissão, com o acúmulo de questões postas, chamamos os ministros”, disse.
Virgílio Guimarães acrescentou que os trabalhos da comissão estão em fase final e o relatório está previsto para sair no próximo dia 27, mas poderá haver uma adiamento. “Poderemos ter mais 15 dias exclusivamente para votar o relatório. A CPI é uma comissão técnica, que resgatou a maneira mais parlamentar de fazer comissão de inquérito: ou seja, pegar um tema e aprofundá-lo, visando soluções. A CPI da dívida pública não tem o caráter de cuidar de escândalos, mas o de aperfeiçoar o gerenciamento e o mecanismo de transparências dívida pública. É uma CPI tranquila”, afirmou.
Gabriela Marcarenhas