Após reunião nesta semana como o secretário do Tesouro, Arno Augustin, o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o secretário apresentou um panorama econômico no qual não há risco de desajuste fiscal para os próximos anos.
Segundo Guimarães, “o governo tem controle da situação fiscal e a política de valorização do salário mínimo e os aumentos salariais para os funcionários públicos não de desequilibrarão as contas públicas”, disse.
O deputado afirmou que tendência futura é de aumento “considerável” na arrecadação de receita. “Por isso, o governo já reafirma o compromisso de continuidade dos recursos para os investimentos público. Temos hoje uma economia consolidada e sem risco de turbulência”, avaliou.
Documento do Tesouro Nacional do dia 30 de março aponta que entre janeiro e fevereiro de 2009 e o mesmo período de 2010 houve um crescimento de 101% no investimento total. “Os indicadores de investimento cresceram e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está consolidado”, afirmou Guimarães.
Segundo o Tesouro, os valores do PAC entre janeiro e fevereiro de 2009 e janeiro e fevereiro de 2010 registraram crescimento de 132%, passando de R$ 977 milhões em 2009 para R$ 2,267 bilhões em 2010.
Equipe Informes