Foto: Gustavo Bezerra
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) classificou como positiva a reunião de lideres da base que ocorreu nesta terça-feira (27). Ele destacou como ponto importante do debate o encontro ocorrido no último sábado entre a presidenta Dilma Rousseff e os ministros do primeiro escalão. Para Guimarães, a definição por parte do governo de um pacote voltado para o setor de infraestrutura do país com aporte de cerca de R$ 150 bilhões “é estratégico e retoma a iniciativa no sentido de colocar a economia para funcionar na sua plenitude”.
De acordo com Guimarães, entre as prioridades contidas no pacote encontram-se concessões de portos, aeroportos, estradas e ferrovias.
Ele defendeu que todos esses incrementos sejam feitos preservando as obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesse sentido, Guimarães acredita que, além de estratégica, a reunião da presidenta com os ministros apontou um caminho que terá forte impacto na economia brasileira.
“Acho que é uma injeção fundamental na economia para retomar o crescimento, ampliar o emprego e resolver o problema do gargalo da infraestrutura no país”, avaliou o líder do governo.
Pauta – No encontro da base aliada, além da pauta da semana, os lideres partidários fizeram um balanço da votação do PL 4330/04 que ocorreu na semana passada. Guimarães classificou de “reunião de concertação”, uma vez que a base votou dividida nessa matéria. Para ele, ficaram as lições que vão servir para a construção uma agenda positiva.
“A principal lição é que em matéria polêmica é necessário um afinamento maior entre a base, o governo e os movimentos sociais. Portanto, ficam as lições, evidentemente, preservando todas as posições ideológicas dos partidos”, afirmou.
José Guimarães frisou que essa reflexão trouxe como desdobramento a reunião que ele vai ter, ainda hoje, com o vice-presidente da República, Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil) e Ricardo Berzoini (Comunicação) para discutir os pleitos das bancadas. De acordo com Guimarães, os líderes partidários sugeriram também uma reunião entre o PT e o PMDB. Outro desdobramento importante, explicou, será o encontro do vice -presidente Michel Temer com os líderes das bancadas, no sentido de pacificar todas as agremiações.
Guimarães disse ainda que na pauta de hoje, está prevista a discussão e votação as emendas do Senado ao projeto de lei (PL 7735/14), que prevê a regulamentação do acesso ao material genético da biodiversidade. Entre outros pontos, o texto simplifica as regras para pesquisa de plantas e animais nativos, o que vai permitir incentivos à produção de novos fármacos, cosméticos e insumos agrícolas.
Benildes Rodrigues