Joaquim Cardozo, engenheiro calculista de Brasília, recebe homenagens

cardozoAo presidir nesta quinta-feira (8), na Câmara, a mesa de abertura do Seminário Joaquim Cardozo, a arquitetura e a engenharia, o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE) parabenizou a iniciativa da Casa que prestou homenagens ao engenheiro pernambucano Joaquim Cardozo, responsável pelo cálculo estrutural de obras representativas da arquitetura de Brasília, dentre elas, o Congresso Nacional.

 

“Esse ilustre pernambucano, que foi referência para minha geração, nos orgulha muito pelo compromisso de humanizar a engenharia, além do compromisso social e preocupação com os valores culturais de nossa terra”, disse Ferro.

“Expresso satisfação ao ver lembrada a figura deste pernambucano nestes 50 anos de Brasília. As referências que são feitas desta cidade, patrimônio da humanidade, como a leveza do traço de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, sustentada pelo cálculo estrutural de Joaquim Cardozo, compõem uma tríade que tem a ver com essa maravilha do engenho e da arte próprias da vida e da história e da competência do intelectual Joaquim Cardozo”, disse Fernando Ferro.

Na avaliação do líder do PT, Joaquim Cardozo está no mesmo patamar de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Seria uma injustiça não reconhecer isso. Afinal, foi ele que deu matéria ao traço e à leveza do risco de Niemeyer e Lúcio Costa e colocou as equações que permitiram que as curvas de Brasilia, seus ângulos retos e suas definições geométricas virassem obra de concreto trabalhada pelas mãos de milhares de operários que fizeram esta cidade”, enfatizou Fernando Ferro.

Nascido no Recife, em 1897, o engenheiro Joaquim Cardozo também foi poeta, historiador e teatrólogo. É autor dos livros Poemas, Signo Estrelado, O Interior da Matéria, Poesias Completas e Um Livro Aceso e Nove Canções Sombrias. Morreu aos 81 anos, em 1978.

Livro – Também como parte das ações da Câmara dos Deputados em homenagem aos 50 anos de Brasília, além da realização do seminário, está sendo lançado o livro Forma estática – Forma estética: ensaios de Joaquim Cardozo sobre arquitetura e engenharia.

Os organizadores do livro são os arquitetos do departamento técnico da Câmara, Danilo Matoso e Fabiano Sobreira. A obra reúne 23 ensaios de Joaquim Cardozo no campo da engenharia e da arquitetura, além de textos que falam sobre o ensino e a profissão.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também