A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta quarta-feira requerimento de autoria dos deputados Eduardo Valverde (PT-RO) e do líder do PT, Fernando Ferro (PE), para a realização de audiência pública com a presença do presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a reestruturação da empresa.
O requerimento foi aprovado por unanimidade juntamente com a sugestão de ouvir também o diretor do núcleo regional nordeste do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético), João Paulo Maranhão Aguiar. A reunião deve acontecer na próxima quarta-feira.
Segundo os autores do requerimento, nas últimas semanas notícias veiculadas em órgãos da imprensa apontam uma mudança gerencial e administrativa na Eletrobrás, com desdobramentos em todas as empresas da holding. Segundo o requerimento, a presença do presidente da Telebrás na comissão é oportuna, dada “a vital importância da empresa, que detém o controle da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do país”.
Para o deputado Fernando Ferro, a reunião será um momento importante para esclarecer tópicos sobre a reestruturação da Eletrobras. “Precisamos debater o assunto e compreender melhor essa mudança. A Chesf é um patrimônio do povo nordestino e estas mudanças estão sendo objeto de muitos questionamentos na região”, disse.
Gabriela Mascarenhas