Dilma empossa Janine Ribeiro no MEC e critica tentativa de mudança do modelo de exploração do pré-sal

dilma janine ribeiroEm solenidade no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (6), a presidenta Dilma Rousseff deu posse ao novo ministro da Educação (MEC), Renato Janine Ribeiro, que assume a vaga deixada por Cid Gomes. Em seu discurso, Dilma criticou a tentativa de mudança do modelo de exploração do pré-sal, proposta pela oposição de direita (PSDB e DEM) na Câmara e no Senado.

“À medida que ressurgem vozes que defendem a modificação do marco regulatório que assegura ao povo a posse de uma parte dessa riqueza, não podemos nos iludir. O que está em disputa é a forma de exploração desse patrimônio e quem fica com a maior parte”, afirmou Dilma.

“Em última instância, quem fica com a maior parte, as centenas de bilhões do pré-sal, é a saúde e a educação. O que está em jogo nessa luta em defesa da Petrobras e do controle do pré-sal é nossa soberania, é o futuro do nosso país e da educação”, enfatizou a presidenta.

“É isso que está em questão quando olhamos a discussão, estritamente no caso do pré-sal, se o modelo é de partilha ou é de concessão. Se for de concessão, todos os benefícios de quem extrai petróleo fica para quem extrai. Se é de partilha, é dividido com o Estado. Daí provém o fundo social, o aumento do fundo social e também dos royalties”, argumentou a presidenta.

Dilma também assegurou o cumprimento, à risca, do projeto que destina 75% dos recursos provenientes dos royalties do petróleo do pré-sal para o setor da educação. “Os recursos dos royalties e do fundo social do pré-sal vão viabilizar uma revolução na educação brasileira” destacou.

Além de colocar os recursos do pré-sal em primeiro plano para a educação, o que significará um aporte adicional superior a R$ 200 bilhões nos próximos 10 anos, a presidenta Dilma Rousseff garantiu também que o ajuste fiscal do governo não afetará os avanços previstos no Plano Nacional de Educação (PNE).

“O PNE que sancionamos no ano passado possui um cronograma de investimentos. Garantimos que a necessidade imperiosa do ajuste fiscal, não afetará os programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação”, garantiu a presidenta.

Nessa perspectiva, a presidenta destacou o papel que caberá ao novo titular da pasta, ressaltando que, para enfrentar o desafio de construir uma “Pátria Educadora”, ela convidou um “apaixonado” pela educação. “Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade. Ele é um ministro educador em uma Pátria Educadora. Sua escolha traduz, em simbolismo, minha maior prioridade nesses quatro anos”, revelou Dilma.

Para corroborar o conteúdo do seu discurso, a presidenta Dilma recorreu a uma célebre frase de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. “Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção”, mencionou a presidenta na conclusão do seu pronunciamento.

Benildes Rodrigues
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100