Deputados da bancada do PT na Câmara participaram na manhã desta segunda-feira (30) da posse de Maria Lúcia Falcón na presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Lembrou o deputado Marcon (PT-RS) que, pela primeira vez, o Incra terá uma mulher como presidente. Além disso, afirmou, tem o apoio dos movimentos sociais e de diversas correntes dentro do PT.
“Durante a posse ela afirmou que fará uma gestão participativa, voltada aos movimentos sociais e que tem como meta assentar 120 mil até o final do mandato da presidente Dilma, pauta que defendemos há alguns anos, e esperamos que agora possa sair do papel”, disse Marcon.
Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA), uma primeira sinalização importante da dirigente, já em seu primeiro dia, foi a assinatura da portaria que revoga todos os processos que dificultavam o processo de obtenção de terras no Brasil. A portaria cria um grupo de trabalho que avaliará formas de agilizar o procedimento de desapropriação de terras para a reforma agrária no país.
“A presidenta já afirmou que é momento de diálogo e de pensar os territórios dentro de um conjunto de políticas que envolvem não só a terra, mas também o acesso a direitos como a saúde, cultura, condições de produção, dentre outros”, disse Valmir Assunção.
O deputado João Daniel (PT-SE) também prestigiou a posse de Lúcia Falcón. Para ele, a chegada de Lúcia à presidência do Incra tem uma grande importância. Primeiro, disse ele, porque Lúcia é uma mulher preparada, conhecedora da realidade, da questão agrária no Brasil, que já assumiu vários cargos na esfera federal, estadual e municipal. “Portanto, está muito bem preparada, tem um compromisso histórico com essa causa e está afinada com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Tenho certeza que fará um grande trabalho no Incra pelo seu compromisso e sua história”, afirmou.
Maria Lúcia de Oliveira Falcón é engenheira agrônoma pela UFBA, mestre em Economia (UFBA) e doutora em Sociologia da Ciência e Tecnologia (UnB). Foi secretária de Estado em Sergipe; secretária Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos, no Ministério do Planejamento e já atuou como assessora da presidência do BNDES e coordenadora Técnica do Dieese na Bahia e em Sergipe.
PT na Câmara com assessorias