O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), conclamou a militância e simpatizantes do PT a defenderem as realizações dos governos do PT desde 2003 e o projeto de País defendido pelo partido. A fala do líder petista foi feita na quinta-feira (26) durante o Seminário de Comunicação do PT no Congresso, promovido para estreitar a comunicação e as relações entre as instâncias legislativas do PT – Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e câmaras de vereadores.
“Temos de disputar na sociedade os nossos pontos de vista, sempre respeitando a opinião alheia. Mostrar a diferença entre o nosso projeto e o defendido por outros partidos e pela oposição”, defendeu o líder. Sibá frisou a importância de se disseminar ao máximo informações sobre as conquistas alcançadas pelo País desde 2003. “É preciso alcançar todo o País, via redes sociais e outros instrumentos de comunicação, para a difusão de informações de interesse não só do partido, como do governo Dilma”.
Do seminário participaram também o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), osecretário-nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, e, como debatedores, o vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, o assessor de imprensa do Instituto Lula, José Chrispiniano, e o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José. Os debates foram realizados com assessores de imprensa de deputados e senadores do PT.
Conquistas – O líder José Guimarães disse que estabelecer um sistema de comunicação ágil, profissional , moderno e eficaz é um dos principais desafios do Partido dos Trabalhadores e dos mandatos parlamentares. Segundo Guimarães, é preciso ir à luta, em defesa do projeto do PT, pois a oposição e outros setores da sociedade querem interditar o partido. “Os petistas não têm razão para ficar de cabeça baixa, pois as conquistas que foram e estão sendo realizadas por nossos governos têm colocado o Brasil num outro patamar de desenvolvimento econômico e social”.
Cantalice informou que o Partido dos Trabalhadores tem implementado várias mudanças na área de comunicação, e prepara várias novidades, com o objetivo de transmitir à sociedade informações que correspondam à realidade, sem a interferência dos interesses políticos e ideológicos que têm pontuado a cobertura da grande mídia, com viés anti-PT e anti-Dilma.
Ele também destacou a importância de os parlamentares e os militantes e simpatizantes do PT defenderem arduamente o projeto que vem sendo implementado desde 2003. “O PT tem transformado o Brasil positivamente, é a principal cidadela de defesa da esquerda e das forças progressistas e do governo Dilma”, disse Cantalice. Lembrou que dados positivos sobre o País, a partir da gestão do PT, não faltam. ‘’É só difundi-los’’, disse Cantalice.
Sintonia – Florisvaldo destacou que é importante a sintonia entre militância e os mandatos dos parlamentares do PT com o Partido, especialmente numa conjuntura que necessita de reflexão e respostas à sociedade. Segundo ele, há uma infinidade de realizações para se orgulhar e fazer a defesa. “O nosso projeto transformador da sociedade está sendo atacado dia e noite pela oposição, com apoio da mídia conservadora, que defende um projeto neoliberal baseado na teoria do Estado mínimo”, alertou.
O senador Humberto Costa observou que a ofensiva da direita contra a esquerda e as forças progressistas ocorre não só no Brasil, mas em toda a América Latina. O senador frisou que é preciso formular estratégias de comunicação, para municiar a militância e simpatizantes do PT para a defesa do governo Dilma e do projeto do PT.
Já Emiliano José mostrou como, historicamente, a imprensa brasileira reage contra governo populares, como os de Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek , João Goulart e os do PT, utilizando sempre o tema corrupção como arma da guerra midiática. Emiliano disse que ninguém deve baixar a cabeça, pois foi o PT que mudou o País positivamente, de 2003 para cá.
José Chrispiniano, por sua vez, lembrou que há hoje novos paradigmas nas comunicações, e o desafio dos partidos políticos é entendê-los, utilizando melhor as plataformas das redes sociais para aprimorar a comunicação com a sociedade.
Equipe PT na Câmara