O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), participou de mais uma rodada de negociações com o secretário Executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo, nesta terça-feira (6), em Brasília. Na pauta do encontro, os pleitos dos peritos federais agrários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que solicitam reestruturação de carreira, adequação de atribuições, nomenclatura do cargo e formas de vencimento.
A reunião apontou uma proposta feita pelo Ministério do Planejamento e que será apresentada nesta quarta-feira (7), aos representantes da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Caso seja aceita, a proposta será apensada ao projeto de lei 5920/09 – com tramitação em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados.
Os peritos federais agrários do Incra alegam que a defasagem dos salários tem ocasionado o abandono do cargo. Para os agropecuários do Incra, a situação se agrava mais quando considera a hipótese de 30% do quadro atual estar próximo da aposentadoria – de modo que reduz ainda mais a força de trabalho.
Os peritos ressaltam o papel do deputado Abicalil nas tratativas junto ao Ministério da Fazenda, do Planejamento, na Secretaria Geral da Presidência da República e no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os servidores alegam que desde o ano de 2003, a diferença entre as remunerações dos servidores com cargos semelhantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é enorme quando comparado com a dos servidores do Incra.
Assessoria Parlamentar