As vendas no varejo brasileiro registraram alta de 13,5% no mês de março, frente a igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
A alta foi impulsionada pelo fim do IPI reduzido para móveis e veículos. Foi a maior taxa de crescimento desde o mês de setembro de 2008. Na comparação com fevereiro deste ano, a alta foi de 2,9%.
As lojas de veículos, motos e peças registraram o maior crescimento no mês, impulsionado pelo fim da isenção do imposto, que provocou uma corrida de consumidores às concessionárias. O crescimento frente a fevereiro foi de 8,3%.
O segmento de material de construção teve expansão de 4,1% na mesma base de comparação, o quinto mês seguido de alta.
“Vale lembrar que este segmento varejista foi o mais atingido pelos efeitos da crise financeira internacional e que, portanto, ainda contará com o benefício do IPI reduzido até o final deste semestre”, informou a Serasa.
Frente a igual período do ano passado, as lojas de veículos, motos e peças tiveram crescimento de 31,4%. Móveis, eletroeletrônicos e informática (21%) e de material de construção (21,3%) completam a lista das maiores altas.
No acumulado do primeiro trimestre de 2010, a atividade do comércio registra crescimento de 11,3%, também puxada pelo segmento de veículos, motos e Peças (24,7%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (20,3%). “Apenas o setor de combustíveis e lubrificantes ainda apresenta queda neste critério de comparação (- 1,6%)”, finalizou a Serasa.
Equipe Informes com agências