O deputado tucano Marcus Pestana (PSDB-MG), presidente da legenda em Minas Gerais, espalhou na semana passada uma convocatória falsa de Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, para os protestos de rua ocorridos no último domingo (15). Mais de duzentos usuários replicaram a informação falsa disseminada pelo parlamentar.
Embora tenha sido alertado por vários usuários do Twitter e pelo próprio religioso, Pestana não tinha apagado a falsa informação – publicada às 10h16h do sábado (14) – até as 16h30 desta segunda-feira (16).
“Dom Odilo também chama”, publicou o tucano, junto com a imagem falsa do clérigo, em sua conta no microblog. O arcebispo, que também usa o Twitter, respondeu diretamente ao deputado e também criticou a atitude em outros posts. “Divulgar falsidades não é ético. Essa ‘chamada’ não é minha”, disse Dom Odilo. “Toda forma de mentir, enganar, espalhar falsidade, induzir ao erro… Também é ‘CORRUPÇÃO’.”, acrescentou o arcebispo.
Ao deputado, Dom Odilo disse que sua posição coincidia com a da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Minha posição está retratada na nota da CNBB emitida dia 12/3. Ler a seguir”, registrou o religioso, incluindo a imagem que atesta a falsidade da convocatória.
PT na Câmara