A presidenta Dilma Rousseff irá ao Acre na sexta-feira (13) para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas enchentes no estado. Durante a visita, a presidenta irá sobrevoar as regiões atingidas e visitar abrigos para acompanhar de perto o estado em que se encontram as famílias, além de anunciar medidas de apoio à população e de reconstrução das cidades atingidas.
Vários ministros e a bancada federal do Acre vão acompanhar a presidenta na visita ao estado. Para o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), além da palavra de consolo, a ida da presidenta atende as reivindicações dos atingidos pela maior enchente da história do Acre.
“Podemos destacar dois pontos importantes desta visita. O primeiro é o da solidariedade humana. A presidenta demonstra, assim como vários de seus ministros- muitos dos quais já estiveram lá- , interesse e atenção à situação caótica que assola o estado. Depois o atendimento de emergência. Muitas pessoas perderam tudo, principalmente os que moram na beira do rio, como no caso de agricultores que perderam animais e o roçado”, destacou Sibá.
Nesse sentido o coordenador da bancada do Acre, deputado Angelim (PT), lembrou os compromissos já assumidos pelo governo federal por solicitação do colegiado. “A bancada federal já realizou várias audiências com ministros visando obter ajuda ao estado. Nesse sentido já fomos atendidos pelo ministro da Integração, Gilberto Occhi, que anunciou liberação de recursos, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que prometeu amenizar o sofrimento dos agricultores familiares, pelo ministro da Previdência, Carlos Gabas, que já anunciou a antecipação de benefícios”, enumerou.
O coordenador da bancada disse ainda que nesta terça-feira (10) o colegiado vai se encontrar como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O objetivo da audiência é obter apoio do órgão para os municípios atingidos pelas enchentes.
Cidade do Povo – Na avaliação do líder Sibá Machado, pelo tamanho da destruição, o trabalho de reconstrução será árduo. Mas ele cita uma ação já em curso no Estado que pode servir de exemplo nessa caminhada.
“Ao lado de Rio Branco está sendo construída- com recursos do governo do Acre e do governo federal- a terceira maior cidade do Estado, que é a Cidade do Povo, 100% planejada, e com toda infraestrutura, ela será a solução definitiva para todas as famílias que moram em Rio Branco e sofrem constantemente com as cheias do Rio”, afirmou.
Estimada para ter uma população de 50 mil pessoas, a “Cidade do Povo” irá abranger uma área de aproximadamente 650 hectares, na qual serão construídas 10.518 casas, e toda infraestrutura necessária para atender a população. Cerca de 10 mil pessoas já vivem na nova cidade.
Medidas do governo federal já adotadas para o Acre:
– liberação de R$ 2,5 milhões e entrega de 17 mil kits contendo produtos de higiene, fraldas descartáveis, colchões, cestas básicas e água potável para as famílias desabrigadas (Ministério da Integração).
– Envio de medicamentos ao desabrigados (Ministério da Saúde).
– Entrega imediata de 966 casas em conjuntos habitacionais em Rio Branco, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (Ministério das Cidades).
– Antecipação de R$ 37 milhões, em benefícios previdenciários para mais de 44 mil beneficiários das cidades de Brasileia e Rio Branco (consideradas em calamidade pública pela União). (Ministério da Previdência)
– Doação de alimentos pela CONAB para os atingidos. (Ministério do Desenvolvimento Agrário)
Em andamento
– Repactuação das dívidas dos agricultores junto a instituições financeiras, além de abertura de novas linhas de crédito.
– Acesso dos agricultores atingidos ao Programa Mais Alimentos, por meio de uma linha especial do Pronaf para investimento em infraestrutura.
Héber Carvalho
Ouça o Deputado Léo de Brito na Rádio PT