A Câmara realiza nesta terça-feira (6), às 10h, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa é do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Legislação Participativa e da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
O deputado Paulo Pimenta afirmou que “o direito à igualdade se efetiva no exato momento em que o direito à diferença é incorporado”. “A trajetória de vida destas pessoas começa a ser reescrita, saindo de um período de crenças e verdades absolutas para uma etapa de construção da história onde cada indivíduo passa a ser protagonista”, disse o parlamentar petista.
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, uma referência ao fato de pessoas com a síndrome possuírem, na sequência genética, três genes, em vez de dois, no par 21.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 14,5% da população brasileira (aproximadamente 24 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física ou mental. Dentro deste grupo, estima-se que 300 mil pessoas nasceram com a Síndrome de Down.
Gizele Benitz