Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) registrou em plenário a passagem nesta quinta-feira (5) de dois anos da morte do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez. “Neste momento, em que ataques da direita da Venezuela e também do Brasil, são proferidos ao nosso país vizinho, recuperar a figura de Chávez e o que ele representou para a América Latina se faz fundamental”, disse.
De acordo com Valmir Assunção, ao quebrar a linha elitista de entrega de riquezas a países como os Estados Unidos, Hugo Chávez, praticamente, refundou a Venezuela. “Ele modificou a gestão e o faturamento da Petróleos de Venezuela S.A. de forma que os royalties passassem a ser investidos em saúde e habitação. Os mercados socialistas possibilitaram a venda de alimentos a baixo custo e de qualidade, com produção camponesa através de experiências agroecológicas”, ressaltou.
O deputado Valmir Assunção manifestou apoio ao atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “Ainda há muito que enfrentar e, desde já, damos o nosso apoio e solidariedade ao presidente Maduro e a toda população da Venezuela. Primeiramente, contra essa onda golpista que assola não só o país, mas também a Argentina e o Brasil. A indignação seletiva da direita que ignora a democracia e as eleições para promover instabilidade através de discursos extremamente conservadores, quando não criminosos. Mas, o mais importante, é jamais retroceder. As bases do Bolivarianismo foram fincadas por Chávez. Ser bolivariano é ser um só nesta nossa grande América contra toda onda de opressões. É promover a solidariedade dos povos. É seguir com um projeto em que avançamos enquanto trabalhadores e trabalhadoras, rumo a uma sociedade mais justa e solidária. Esse é o grande legado de Chávez!”, enfatizou o parlamentar petista.
Gizele Benitz