CPI da Petrobras: Após tumulto e troca de ofensas, relator pede serenidade e respeito

luizsergioCPI
Foto: Gabriela Korossy
 
A reunião desta quinta-feira (5) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investiga os contratos e as transações feitas pela estatal no período de 2005 e 2015, foi marcada por tumultos e trocas de ofensas entre seus integrantes e o presidente da comissão, deputado Hugo Mota (PMDB-PB). Motivou o tumulto o fato do  peemedebista ter apresentado a criação de quatro sub-relatorias e a indicação dos nomes dos sub-relatores à revelia dos membros da comissão. 
 
O procedimento adotado pelo presidente pegou de surpresa o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). “Confesso que fiquei surpreso com a informação da criação das sub-relatorias. Se quisermos efetivamente fazer um trabalho que chegue a um bom resultado, precisamos ter serenidade e respeito mútuo entre nós” recomendou o relator.
 
A atitude do presidente do colegiado surpreendeu aos partidos  PSol,  PPS, PT e o PSB que reclamaram que não foram ouvidos sobre os nomes indicados para ocuparem as sub- relatorias. Os deputados Ivan Valente (PSol-SP) e Luiz Sérgio concordaram sobre a omissão do Regimento Interno da Câmara acerca da competência da criação de sub-relatorias e indicação de sub-relatores.  
 
“No meu entendimento o Regimento deixa dúvidas em relação à criação de sub-relatoria, mas a tradição da Casa é que os sub-relatores são escolhidos quando necessários e a dinâmica dos trabalhos da CPI é que vai indicar sobre a sua necessidade ou não”, analisou Luiz Sérgio.  Para ele, antes do recebimento dos documentos, das oitivas e do desenrolar dos trabalhos, essa criação prejulga uma necessidade de sub-relatorias.
 
“Quero aqui manifestar a minha contrariedade em relação a esse fato”, reclamou Luiz Sérgio.
 
 “Apesar de não existir previsão regimental para a criação de sub-relatorias, em outras CPIs isso sempre foi feito pelo relator e não pelo presidente”, manifestou Ivan Valente.
 
Apesar das divergências e apelos, o presidente manteve a decisão de criar as seguintes sub-relatorias com os respectivos sub-relatores: Superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias ( Altineu Côrtes – PR-RJ); constituição de empresas com a finalidade de praticar atos ilícitos (Bruno Covas – PSDB-SP); superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda ( Arnaldo Faria de Sá – PTB-SP)e irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África (André Moura (PSC-SE).
 
Benildes Rodrigues 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100