Luiz Couto denuncia aumento de crimes cibernéticos

LCoutoTribuna
Foto: Gustavo Bezerra
 
Em depoimento na tribuna da Câmara na segunda-feira (2) o deputado Luiz Couto (PT-PB) denunciou o aumento dos crimes de racismo, xenofobia e tráfico de pessoas que ocorreram através da Internet, em 2014. Segundo o deputado, dados divulgados pela ONG SaferNet revelaram que houve, no ano passado, 189.211 reclamações envolvendo 58.717 páginas na Web. Em relação a conteúdos ilícitos, o petista disse que os dados mostram que houve um aumento de 8,29% no mesmo período. 
 
“Quero parabenizar imensamente esta organização que tanto nos ajuda através de seu trabalho preventivo, combatendo crimes na Internet. Mas sabemos que esta realidade vem afetando vidas inocentes e destruindo a família brasileira”, alertou Luiz Couto.
 
O deputado disse ainda que a pesquisa destaca os eventos como as eleições e a Copa do Mundo como os principais temas que contribuíram para o crescimento de denúncias relacionadas ao racismo, à xenofobia e ao tráfico de pessoas. Luiz Couto salientou que o levantamento da SaferNet revela que no período eleitoral houve um aumento de 34,15% das páginas indicadas como racistas e de 365,46% de conteúdos relacionados à xenofobia. “Segundo a ONG, apenas no dia 27 de outubro, por exemplo, foram recebidos 10.376 denúncias anônimas contra 6.909 links diferentes nas redes sociais”, revelou Luiz Couto. 
 
O petista apontou também o crescimento de denúncias envolvendo páginas suspeitas de tráfico de pessoas. Segundo ele, os dados revelam que houve um aumento de 192,93% na comparação com 2013 e que o objetivo, segundo a  SaferNet, era recrutar pessoas, principalmente mulheres, inclusive adolescentes, para prostituição em cidades-sede da Copa do Mundo. 
 
  Luiz coutou contou que a ONG recebeu 1.225 pedidos de ajuda e orientação psicológica no ano passado. Destes, 222 foram sobre vazamentos de fotos íntimas, prática conhecida como sexting. Em comparação com 2013, esse tipo de prática teve um aumento 
de 119,8% em relação a 2013. De acordo com o deputado, “a Internet, por ser um meio de comunicação democrático na busca de informações, pode também se tornar um alvo vulnerável para aqueles que pretendem fazer uso indevido dela e promoção de conteúdo proibido, como a prática de crimes virtuais e ações contra os direitos humanos”.
 
Para o ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o trabalho da SaferNet é importante por se tratar de um mecanismo eficiente de mobilização, promoção e difusão de informações contra crimes cibernéticos que violem as leis estabelecidas no País. Luiz Couto lembrou que a entidade atua em parceria com órgãos governamentais, como o Ministério Público Federal, o Congresso Nacional e órgãos de polícia. 
 
“Sua missão é tornar a Internet um ambiente de acesso seguro aos diversos tipos de informações, as quais podem ser vistas por todas as pessoas. Assim, tornando a Internet mais segura contra os violadores, caminhamos para um Brasil mais seguro e educativo”. 
 
Benildes Rodrigues 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100