O deputado Fernando Marroni (PT-RS) ocupou a tribuna nesta quarta-feira para lembrar o que disse ser um dos períodos mais vergonhosos da história brasileira. “Há exatos 46 anos era desencadeado o golpe militar de 1964, que derrubou governo eleito do presidente João Goulart e liquidou com a democracia e a constitucionalidade”, disse.
Segundo o deputado, “a necessidade de relembrar essa data reside no fato de precisarmos manter viva a história para que episódios dessa natureza não se repitam no Brasil”. O deputado destacou que a série de eventos iniciada em 31 de março de 1964 “mergulhou nosso País num período de trevas que manchou a nossa história irreversivelmente”
Ele disse ainda que os parlamentares hoje, são representantes da democracia conquistada após a falência do regime militar e a redemocratização do país. “Temos a responsabilidade de ser a voz de uma imensa população de brasileiros. E, se durante aquele período obscuro da nossa história tivemos tolhidos nossos direitos mais básicos e fundamentais como o direito à liberdade de expressão, e o direito de ir e vir, devemos ser, hoje, zelar para que isso jamais volte a acontecer.
Acredito que temos um Congresso Nacional plural e que representa os mais diversos setores da sociedade. Aqui nesta Casa simbolizamos a vitória da democracia e de um Brasil de todos”, concluiu.
Equipe Informes