O ministro José Pimentel se despediu do Ministério da Previdência Social durante a reunião mensal do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada na última terça-feira (30). Ele deixa a função para poder disputar eleições pelo PT do Ceará.
Pimentel, que retoma o seu mandato parlamentar na Câmara dos Deputados, na próxima semana, destacou que nesses quase dois anos que comando o ministério, aprendeu muito com os servidores e que deixa o Executivo com a certeza de que “é possível continuar construindo uma previdência cada vez mais
humana, inclusiva e solidária”.
Para o deputado Assis Miguel do Couto (PT-PR), o papel do ministro Pimentel frente ao Ministério foi fundamental nos avanços obtidos na previdência rural. “Ele realizou um grande trabalho, atendendo determinações do Presidente Lula, dando um grande passo nas melhorias do atendimento dos segurados especiais, trabalhadores e trabalhadoras rurais do nosso país”, declarou.
Uma das maiores conquistas, na avaliação do deputado Assis, foi a aprovação da Lei 11.718/2008, da qual foi relator. “Tivemos total apoio do ministro Pimentel para regulamentação desta Lei e o ministério já está colocando em prática mudanças importantíssimas para que o trabalhador rural consiga ter acesso aos benefícios previdenciários de forma menos burocrática”, salientou.
O Ministério está implantando um novo Cadastro do Trabalhador Rural, que será realizado em parceria com organizações representativas do setor, como os Sindicatos de Trabalhadores Rurais. O novo cadastro trará informações mais completas do segurado especial e de sua família. “Assim, quando o agricultor solicitar a aposentadoria, por exemplo, as informações estarão todas nesse cadastro, evitando que esse trabalhador tenha que apresentar uma papelada para comprovar seu direito ao benefício”, explica o deputado.
Assessoria Parlamentar