Mais da metade dos brasileiros, cerca de 96 milhões de pessoas, está cadastrada no Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com pesquisa divulgada hoje (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas 27,5 milhões de residências cadastradas no programa – do total de 57,6 milhões – vivem 50,9% da população.
Os dados do Panorama da Saúde no Brasil, publicação elaborada com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com referência no ano de 2008, mostram que o Saúde da Família é mais abrangente que os planos de saúde. O serviço particular atende a 25,9% da população, ou seja, cerca de 49,2 milhões de pessoas.
Na avaliação da deputada Cida Digo (PT-RJ) quanto mais pessoas forem atendidas pelo programa, melhor para o país, já que há também um trabalho preventivo de doenças. “Isso representa um grande avanço na busca pela saúde pública do país. Cabe ressaltar que este programa tem como foco a prevenção de doenças. Isso é decisivo na qualidade de vida das pessoas. O trabalho preventivo é positivo tanto para o paciente quanto para o governo, que terá menos gastos com a saúde pública no Brasil”, disse. A expectativa, de acordo com a petista, é de que o programa amplie ainda mais a sua rede de atendimento no País para que a população seja assistida cada vez mais de perto.
Nordeste – A maior parte das famílias atendidas vive na Região Nordeste, que concentra 35,4% dos domicílios cadastrados ou 9,7 milhões de famílias. Em seguida estão o Sudeste, com 9,1 milhões de atendidos e o Sul, onde as equipes de saúde visitam 4,5 milhões de casas. A Região Norte tem a menor cobertura: 2 milhões de domicílios ou 7,4% do total no país.
Os profissionais do Saúde da Família visitam as casas mais pobres onde vivem pessoas com baixo nível de instrução. Dos cadastrados, 61,9% tinham renda de até um salário mínimo e 36,1% ganhavam mais que dois salários. Dentre os 8,5 milhões de residências onde a a pessoa de referência tinha menos de um ano de estudo, o atendimento chegava a 63,8%.
Equipe Informes com agências