Reforma Política volta ao debate na Câmara

siba-machado-plenario-gustavo

FOTO: GUSTAVO BEZERRA/PT NA CÂMARA

A Câmara vai criar comissão especial para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC 452/13), que trata da reforma política e outras matérias que versam sobre o tema. A decisão foi tomada nesta terça-feira (3) durante reunião do Colégio de Líderes.

Em entrevista após o encontro, o deputado Sibá Machado (PT-AC), vice-líder da Bancada do PT, informou que aprovada a admissibilidade da PEC pelo plenário, será  criada a comissão especial para discutir a reforma política. “Com a concordância de todas as bancadas, essa comissão especial vai  apensar tudo que diz respeito ao tema na equidade da tramitação, ou seja, as PECs e projetos de lei (PLs). A ideia é que esta comissão especial traga um parecer sobre a reforma política. Temos que levar o assunto ao debate”, disse.

O texto da PEC 452, elaborado pelo Grupo de Trabalho coordenado pelo ex-deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), prevê o voto facultativo, o fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. A proposta estabelece ainda um sistema misto – público e privado – para o financiamento das campanhas.

O deputado Sibá Machado reiterou que o PT vai continuar defendendo o financiamento público de campanha. “Vamos debater dentro da comissão e vamos tentar convencer as  bancadas que o nosso propósito é justo para o equilíbrio da democracia. Além disso, também estamos aguardando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas. Este é um assunto nobre para o PT”, afirmou o parlamentar petista.  Ele se refere ao julgamento pelo STF de ação direta de inconstitucionalidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos. O julgamento foi suspenso em abril do ano passado por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, mas a maioria dos ministros, 6 votos a 1, votou contra as doações de empresas privadas.

Comissão Geral – O Colégio de Líderes também decidiu realizar uma comissão geral sobre a questão hídrica e energética no país. A data ainda será definida.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100