O projeto de lei (PL 13.082) do deputado José Airton Cirilo (PT-CE) foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 8 de janeiro. O filho do Chico Anysio, André Lucas, ligou agradecendo a iniciativa do deputado e citou lei estadual, que já existia apenas no Ceará, do então deputado estadual Artur Bruno. A Lei, agora nacional, é em homenagem ao saudoso Chico Anysio sendo comemorada em todo país.
Para o deputado, um orgulho sem descrição já que o bom humor faz parte da cultura cearense sendo marca registrada de um povo que luta por uma sociedade mais justa com responsabilidade e a força da tolerância. “Um povo que nas piores adversidades sabe superar os problemas vividos numa sociedade, muitas vezes injusta, levando o riso como forma de superação”.
O Dia do Humorista – 12 de abril – é uma referência ao aniversário de Chico Anysio, morto em 2012. Na justificativa para apresentar o projeto, o deputado José Airton Cirilo justifica que “o projeto visa a homenagear todos aqueles que fazem sorrir e, também, os benefícios à saúde alcançados por meio da risada. O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Rir relaxa as tensões e gera simpatia que contagia e ajuda a viver melhor. Não são poucos os brasileiros, principalmente os nordestinos, que fazem do humor sua profissão, transformando suas dificuldades, suas tristezas e sofrimentos em pretexto para fazer sorrir”. Quem é cearense sabe bem como o bom humor faz parte da cultura cearense.
Também foram publicadas na edição do Diário Oficial da União cinco leis instituindo novas datas comemorativas. Agora, humoristas, pedagogos e fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terão um dia nacional oficial. Além disso, foram instituídos o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil e o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. As leis criando as datas foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff.
Assessoria Parlamentar com equipe PT na Câmara