Jesus Rodrigues defende regulação da mídia: “Assunto precisa deixar de ser tabu”

JesusRodrigues18112014

O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) defendeu a regulação da mídia em pronunciamento esta semana na Câmara . Ele afirmou que o tema deve estar na pauta do Congresso Nacional na próxima legislatura. “Esse tema deve ser tratado sem ideologia e, sim, como um assunto técnico para que venha a se tornar um verdadeiro suporte da democracia. Hoje, no mundo todo, temos diversos profissionais que reconhecem a importância da regulação da mídia”, disse.

No entanto, afirmou Jesus Rodrigues, o assunto precisa deixar de ser “tabu” porque cada vez que se fala em regulação da imprensa, passa-se aquela ideia de que há um cerceamento da liberdade, um ataque à democracia. “Sabemos que essa é uma versão ou um discurso feito pela própria imprensa que, dessa forma como está, não quer, na verdade, que a nossa comunicação possa realmente ser democrática, transparente, participativa e possa ser, digamos, também representante das diversas linhas de pensamento”.

“Avançamos no que diz respeito à liberdade de expressão. Mas, precisamos urgentemente garantir o direito ao contraditório, cravado na Constituição Federal. Precisamos urgentemente ouvir a diversidade de opiniões que existem pelo Brasil afora e não apenas de poucas famílias que monopolizam os veículos de comunicação mais usuais da população”, enfatizou o parlamentar do PT. No Brasil, apenas seis famílias são responsáveis pelo controle de 70% da imprensa brasileira.

Jesus Rodrigues lembrou das experiências nos Estados Unidos e na Europa onde a regulação da mídia já existe há décadas. “O Brasil precisa, sim, tratar de uma regulação mínima. Uma história, mesmo sendo contra os interesses do dono da empresa precisa tornar-se pública”. Imaginem que alguns órgãos de comunicação também tenham como parte do seu serviço a existência de um conselho editorial que pode justamente estar dizendo o que pode e o que não pode ser colocado, ou pelo menos orientando e fiscalizando para que aquele órgão de comunicação não seja apenas um instrumento do seu proprietário, ou do grupo empresarial.

“Queremos uma imprensa que possa ser livre de verdade e não como a atual. Na liberdade de expressão e de imprensa, é vedada a censura, não queremos censura nenhuma; há garantia dos direitos do cidadão, a pluralidade das fontes de informação. Então, queremos liberdade de imprensa e queremos a imprensa livre, sim, em todos os sentidos e não monopolizada como ela está. Precisamos desideologizar esse tema e pensar numa democracia ou numa imprensa que verdadeiramente permita as diversidades de opiniões que temos no Brasil que hoje, infelizmente, não conseguimos ver”, ressaltou o deputado Jesus Rodrigues.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100