O deputado Marcon (PT-RS) registrou em plenário a passagem do Dia Internacional da Luta contra os Agrotóxicos, 3 de dezembro. “Esta é a campanha que não pertence somente aqueles que não querem usar o agrotóxico, mas também do nosso povo do meio urbano, que compra alimentos, verduras, frutas, achando que está comprando alimento para a vida e, muitas vezes, está intoxicado”, disse.
De acordo com Marcon, no ano de 2008, o Brasil vendeu mais de um bilhão de toneladas de veneno, o que significa 5,2 litros de consumo por habitantes no Brasil. “Então, não dá mais para fazer isto: contaminar nossas pessoas, a nossa população”, ressaltou o petista.
“O agronegócio é o maior responsável por esse uso de agrotóxico, pois privilegia as monoculturas, facilitando a difusão das chamadas pragas agrícolas, e a exportação de commodities, não contabilizando os danos à saúde provocados na população. Embora o agronegócio seja responsável por apenas 30% do que chega às mesas dos brasileiros, a contaminação causada por esses insumos é sistêmica, visto que a presença de agrotóxicos já foi detectada no solo, água, ar e até mesmo na chuva e no leite materno”, enfatizou o deputado Marcon.
Gizele Benitz