Lula empossa Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação

Presidente Lula e Sidônio Palmeira, durante a posse do novo ministro da Secom, no Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert

Publicitário, que substitui Paulo Pimenta, assume o cargo tendo como uma das principais missões combater a desinformação disseminada pela extrema direita.

O presidente Lula deu posse a Sidônio Palmeira como ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), nesta terça-feira (14), em cerimônia no Palácio do Planalto. O publicitário assume a pasta no lugar do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a quem coube a tarefa de reestruturar o órgão nos dois primeiros anos do governo. Uma das principais missões de Sidônio é fazer frente à mais notória estratégia política da extrema direita: a mentira.

Lotada, a cerimônia na sede da Presidência da República contou com as presenças da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR); do secretário nacional de Comunicação do partido, deputado federal Jilmar Tatto (SP); dos deputados federais Lindbergh Farias (RJ) e Odair Cunha (MG), líder do partido na Câmara; além do senador Jaques Wagner (BA) e de outros integrantes da Bancada do PT no Congresso Nacional.

Leia mais: Mais renda e inclusão: Secom divulga ações do governo que melhoraram a vida do povo

A presidenta Gleisi cumprimentou Pimenta pelo trabalho de reconstrução da Secom e desejou boa sorte a Sidônio. Por meio do X, a parlamentar afirmou que o publicitário pode contar com o apoio do partido. “Parabéns e sucesso Sidônio Palmeira, que assume hoje a comunicação do Governo Lula! Sua competência, dedicação e comprometimento com a causa que nos move é grande! Conte conosco, conte com o PT”, publicou.

“E a Paulo Pimenta nossa gratidão e reconhecimento da sua trajetória e defesa de nossas lutas e da nossa militância, temos muito orgulho de tudo isso. Cumpriu a grande missão de reerguer um ministério praticamente destruído e o entrega em condições muito melhores daquelas que encontrou dois anos atrás!”, exaltou Gleisi.

“Cortina de fumaça”

Em discurso, Sidônio classificou de “cortina de fumaça” a desinformação promovida pelos radicais de direita e teceu duras críticas à reorientação da política de conteúdos da Meta depois da eleição do magnata republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. “Medidas como as anunciadas recentemente pela Meta são ruins, porque afrontam os direitos fundamentais e a soberania nacional”, afirmou.

Na avaliação do novo chefe da Secom, a mentira nos ambientes digitais “manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”.

“Esse movimento aprofunda o negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero. Promove um revisionismo histórico, sob a regência do charlatanismo político, que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo”, condenou Sidônio.

Leia mais: Projeto de Pedro Uczai combate desinformação e fake news nas redes sociais

Paulo Pimenta, por sua vez, fez questão de agradecer a Lula por ter-lhe confiado a comunicação do governo. O deputado disse que encontrou a Secom completamente desmontada pela administração anterior, mas que a reestruturação da pasta concede a seu sucessor a capacidade necessária para enfrentar a extrema direita.

“O presidente fala sempre que, para poder colher, tem que plantar. E foi o que nós fizemos nesses dois primeiros anos, nós plantamos […] organizamos a casa”, esclareceu Pimenta.

O perfil do novo chefe da Secom

Sidônio tem 66 anos e nasceu na Bahia. Formado em engenharia, começou a carreira na área de comunicação em 1992, quando cuidou da campanha que levou a então deputada Lídice da Mata à prefeitura de Salvador.

O publicitário se aproximou do PT em 2006. Naquele ano, esteve à frente da campanha vitoriosa de Jaques Wagner na Bahia. Ajudou também a eleger Rui Costa ao governo estadual, em 2010.

O novo chefe da Secom atuou ainda na campanha de Fernando Haddad à presidência, em 2018, e na de Lula em 2022, ambas disputadas contra o capitão da extrema direita, Jair Bolsonaro.

 

Do PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100