Até o fim do ano, 63 mil escolas devem ter conexão banda larga

cabicalil_dest2O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (24) que 45 mil escolas públicas já foram atendidas pelo programa Banda Larga nas Escolas. A previsão inicial era atender 55 mil escolas até o final de 2010, mas, de acordo com o ministro, mais 8 mil foram incluídas na conta, elevando o total para 63 mil escolas.

“A partir do censo escolar de 2009, oito mil escolas mudaram de classificação, foram informadas como escolas urbanas e não rurais. As teles se comprometeram a atender também essas escolas até o fim de 2010”, explicou.

A expectativa, na avaliação do deputado Carlos Abicalil (PT-MT), é de que a nova meta possa ser até mesmo superada ainda em 2010. “O programa de banda larga nas escolas é uma ferramenta essencial, não só para possibilitar a universalização do acesso às informações, como também para atualizar atividade pedagógica para o século 21.Queremos fechar 2010 cumprindo a esta meta de 63 mil e já expandindo para outras escolas que ainda não possuem o serviço”, declarou.

Escolas Rurais – De acordo com o ministro, ainda está sendo discutida a implantação da banda larga nas escolas rurais, que respondem por 15% das matrículas da educação básica. Metade delas, segundo Haddad, deverão ser atendidas pelo programa Gesac – programa do Ministério das Comunicações que atende comunidades distantes onde a banda larga não chega – até o final de 2010.

Haddad apontou que há um problema localizado em São Paulo, onde algumas escolas já estavam conectadas por programas do estado, mas podem receber uma rede adicional para uso dos laboratórios. “É uma decisão que cabe ao governo do estado tomar porque as escolas já estavam conectadas”, explicou.

O programa previa ainda, após a instalação da conexão em todas as escolas, a ampliação da capacidade de tráfego de 1 megabyte (MB) para 2 MB. De acordo com Haddad, essa meta está sendo antecipada e cerca de 3 mil escolas já estão com a conexão ampliada.

Equipe Informes com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também