“Uma declaração de guerra à democracia”, diz Gleisi sobre Meta encerrar checagem de fatos

Gleisi: "Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais". Foto: Freepik / Site do PT

Presidenta do PT classificou como “gravíssima” a notícia de que a Meta (empresa controladora das redes sociais Facebook e Instagram) decidiu encerrar a checagem de fatos e substituí-la pelo modelo de notas da comunidade

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), classificou como “gravíssima” a notícia de que a Meta -empresa controladora das redes sociais Facebook e Instagram – decidiu encerrar a checagem de fatos e substituí-la pelo modelo de notas da comunidade, que são informações incluídas pelos próprios internautas em determinado conteúdo. Para a deputada, o alinhamento dos donos da Meta, Mark Zuckerberg, e do X, Elon Musk, com a extrema direita representa uma ameaça aos direitos dos usuários das plataformas e a soberania dos países no ambiente virtual

“É gravíssima a noticia de que a Meta (Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads) está se alinhando à extrema direita. Ao se curvar aos anseios de Donald Trump, as redes sociais que praticamente dominam o mercado global se transformam em plataformas políticas tendenciosas, semelhante ao que já acontece no X (antigo Twitter). Utilizando falsos pretextos como ‘liberdade de expressão’, ‘tribunais secretos’ e ‘censura’, e com imenso poder econômico, esses bilionários (Elon Musk anteriormente e, agora, Mark Zuckerberg) atropelam direitos dos usuários e a soberania dos países no ambiente virtual”, afirmou Gleisi Hoffmann.

“Uma declaração de guerra à democracia ao redor do mundo. Por isso precisamos combater a desinformação, fiscalizar as plataformas digitais e exigir mais transparência junto aos usuários, como pede o Projeto de Lei 4.144/2024, apresentando pelo companheiro Pedro Uczai. Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais”, acrescentou, citanto projeto do deputado federal do PT de Santa Catarina.

Normas mais rígidas

A proposta foi elaborada pelo PT a pedido da presidenta nacional e apresentado pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC) à Câmara dos Deputados. Ela prevê diretrizes mais amplas para o controle do Poder Executivo sobre o conteúdo que circula nas redes sociais. A proposta do PT é concentrar os esforços de fiscalização das plataformas digitais em uma agência reguladora central e reforçar as obrigações das empresas com a moderação das próprias redes e a transparência junto aos usuários.

Gleisi Hoffmann defende que as controladoras das plataformas digitais estejam sujeitas a normas mais rígidas, já que o modelo de negócio das redes favorece conteúdos violentos e extremistas.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100