Comunicação do PT: Jilmar Tatto faz balanço positivo de 2024 e defende expandir ações

Jilmar Tatto falou sobre os acertos da comunicação do PT e os desafios dos próximos anos Foto: Reprodução/TvPT

Titular da Secretaria Nacional de Comunicação analisa crescimento e desempenho das redes sociais, TvPT, Rádio PT e Site em entrevista ao Jornal PT Brasil desta quarta (18)

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil exibida nesta quarta-feira 918), o secretário nacional de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), considerou como bastante positivo o balanço e o desempenho do partido na área da comunicação em 2024.

Jilmar falou também do desafio para chegar a esses resultados e também sobre o que está sendo discutido para o futuro com relação a todo o conjunto do partido.

“O PT hoje está organizado nessa área, está em todas as redes sociais, tem conteúdo, tem notícias, tem TV, rádio, site. Agora, o grande desafio é a expansão disso, é você ter uma capilaridade em relação às notícias do PT. Isso foi um desafio, eu sempre falo e brinco, mas é verdadeiro, nós ´estatizamos´ a comunicação do PT, porque nós temos que ter profissionais aqui, os equipamentos do PT, e é justamente para ter uma cultura de que a comunicação do PT é algo que depende de gestão, de direção, uma coisa que tem que ter continuidade. O grande desafio nosso agora é fazer com que os estados, os municípios, consigam também reproduzir isso no seu território”, argumentou Jilmar.

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil exibido nesta quarta-feira (18) pela TvPT

PT Sat 1313 e TvPT no Youtube

Jilmar Tatto falou sobre o canal de televisão do partido via satélite, o PT Sat 1313 e explicou como foi a sua origem.

“Primeiro, nós pedimos um canal de uma concessão pública para o PT. E teve uma grita danada, mas qualquer partido podia pedir. Esse pedido hoje está lá no Ministério das Comunicações. Mas, paralelamente, nós fizemos uma assinatura do PT Sat. Então o PT hoje tem o canal 1313. E também esse canal que o pessoal está assistindo aqui também no YouTube. Então isso foi um marco, por isso que eu falo, nós temos o desafio de expandir, cada vez mais, que todo mundo possa aderir a esses canais”, afirmou.

O secretário de Comunicação do PT abordou também a credibilidade e a audiência alcançadas pela TvPT que, neste ano, recebeu lideranças importantes como o próprio presidente Lula, Janja da Silva/as, diversos/as ministros/as do governo, governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores para gravações e entrevistas.

“Todo mundo do PT quer falar na TVPT”, destacou. “As pessoas me encontram na Câmara Federal, na rua, alguns perguntam: ´tu vai me chamar pra dar uma entrevista lá na TvPT?´ Então isso significa que o pessoal quer dar entrevista. E quando você tem uma notícia nova para dar quer vir aqui ser entrevistado. Então isso mostra que é uma valorização da comunicação do PT. E vamos lembrar, nós estamos falando de milhões de filiados, é um público cativo. E de não só filiados, mas também do que é reproduzido no movimento social. A nossa base social acaba reproduzindo isso. Eu acho que é assim que a gente vai formando uma militância legal para reproduzir, inclusive, o que o PT está fazendo e o nosso governo está fazendo”, alegou o secretário.

Redes sociais do PT

Durante a campanha eleitoral deste ano, as redes sociais do PT bateram recordes de engajamento, exemplo disso foi o Instagram que teve um alcance 90% maior se comparado às eleições presidenciais de 2022. Para Jilmar, isso demonstra o desejo das pessoas de se engajarem nas novas ferramentas digitais incrementadas pelo PT.

“Cada vez mais as pessoas estão se engajando. E o Instagram meio que está na moda agora. Porque eu acho que é essa percepção que nós estamos tendo, dependendo do período. E às vezes muda. Antigamente se falava muito do Facebook. É essa inovação que a gente está conseguindo, como também às vezes aparecem canais novos e a gente acaba entrando nesses canais novos. Como você tem a juventude, o Instagram hoje é um canal que todo mundo está acessando. Nós temos um desafio em relação ao WhatsApp, de fazer crescer ainda mais o WhatsApp do partido. Nessas eleições nós nos preparamos inclusive no site Casa 13,  que está linkado com todas as informações dos programas do governo federal, que é a plataforma Comunica BR. E mesmo não sendo período eleitoral, as pessoas precisam de algum material. Elas entram na casa 13,  que é um instrumento de disputa política que nós estamos disponibilizando para todos que defendem a democracia e na luta por um país mais justo”, argumentou.

O secretário reafirmou ainda na entrevista a importância da atuação da comunicação do PT na transmissão importância para o país, como durante a apuração das eleições municipais deste ano o partido colocou em funcionamento um site de apuração dos votos de todo o país. Ele também citou a cobertura ao vivo pela TvPT na Cúpula do G20 Social e do G20 Paralelo, no Rio de Janeiro.

“A gente tem que estar presente também nesses eventos externos de grande importância. Temos que nos aperfeiçoar cada vez mais, temos que ter a cara do PT, a TV do PT, não precisamos pegar imagens da televisão comercial, é o contrário. Temos que fazer com que todo mundo comece a acessar a TV PT, e não é raro que as redes comerciais já usam a imagem da Tv PT em seus noticiários. Então, isso mostra que nós somos altamente profissionais, temos uma qualidade fantástica. Então, nós temos que vender o nosso peixe”, argumentou Tatto.

Rádio e site

Na entrevista, Jilmar Tatto destaca o crescimento de quase 200% na audiência da Rádio PT no ano, e somente durante a campanha eleitoral ela cresceu mais de 100%. “É importante trabalhar todos esses meios de comunicação, a rádio é mais versátil, é mais fácil, o pessoal tem mais facilidade inclusive de ficar só ouvindo e não precisar ficar assistindo, então é fundamental a gente fortalecer e aumentar a audiência da nossa rádio”.

Já sobre o trabalho feito pelo site oficial do PT, que também tee grande engajamento no período, e que tem como prioridade um noticiário pautado por temas econômicos, sociais e pela defesa da democracia e sua consolidação, o secretário de Comunicação destaca como funciona essa tarefa diária.

“O mais importante é que é feita todos os dias uma reunião às nove horas da manhã e se verifica e discute a pauta do dia, quais são os assuntos do dia, o que foi aprovado na Câmara Federal, no Senado, no dia anterior, qual a repercussão que teve, a agenda do dia do presidente da República, do movimento social, de lideranças do PT, então a gente acaba pautando o Brasil em relação a isso. Nós não temos a força e os recursos que tem o governo federal, mas todo mundo quer saber o que o PT pensa, o que que o PT está repercutindo. Então, isso tá no site, e é o jeito também de quem se interessa pela pauta de esquerda, a pauta democrática, vai no site e vai perceber que lá tem um conteúdo com responsabilidade, sem  fake News, pois o PT tem que apresentar rumos, ajudar, inclusive, o presidente Lula a governar, ajudar os ministros, apresentando ideias e propostas, com a crítica também sendo feita com muita responsabilidade, porque é o nosso governo”, enfatizou ele.

Aniversário de 45 anos e PED

Para 2025, Jilmar Tatto afirma durante a sua entrevista ao Jornal PT Brasil que o ano vai começar com a comemoração dos 45 anos de fundação do partido, além da realização do Processo de Eleição Direta (PED) para renovar suas direções municipais, estaduais e nacional, quando serão realizadas inúmeras atividades e debates internos.

No aniversário do PT de 45 anos, vamos fazer uma festa linda, maravilhosa. Já está programada para os dias 20 e 21 de fevereiro e vai ser no Rio de Janeiro, a TV PT vai transmitir o aniversário todo, vão ter vários eventos que já estão sendo organizados. Então vai ser o marco dos 45 anos do PT. E depois nós temos também que nos preparar para as inserções da televisão e rádio, que é onde a gente entra e fala para milhões de brasileiros, em abril. E nós temos também o nosso processo de renovação das direções, que é o PED, com muitos debates, tem todo um calendário de filiação, de inscrições de chapas, de apresentação de candidatos, tudo isso nós vamos debater aqui na TVPT. O PT é um partido democrático, aberto, de massa, e as pessoas vão participar de tudo o que acontece na vida interna do PT. Eu acho que é esse o papel da comunicação, é permitir e propiciar que as pessoas possam defender as suas ideias e que todo povo brasileiro saiba o que as pessoas do PT estão pensando”, finalizou.

PTNacional

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