RETROSPECTIVA 2024
Em 2024, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados realizou inúmeras ações que vão da consolidação do diálogo do Legislativo com o Executivo, debates e aprovação de projetos de lei, seminário sobre igualdade e poder e debate sobre o financiamento público de campanha para as mulheres. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora-geral dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara, lista ainda outras ações como a exposição sobre a participação das mulheres na política, a sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, campanhas como o Outubro Rosa e Dignidade Menstrual até as agendas internacionais, como a 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, na ONU, sobre igualdade de gênero.
Além disso, a Secretaria teve agendas com a ministra Cármen Lúcia (STF), com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf e atividade com a ONU Brasil Mulher. Benedita ainda articulou e construiu encontros estratégicos, como a agenda preparatória do P20 e a 1ª Reunião de Mulheres do P20, que contou com a participação de 30 delegações internacionais no debate sobre mudanças na divisão do trabalho, igualdade salarial e maior representatividade política.
Benedita da Silva destacou que, por essas e outras ações, 2024 já pode ser classificado como um ano de importantes avanços e conquistas para a Secretaria da Mulher.
“Quando analiso as atividades que já realizamos em 2024, sinto a força e vejo a importância da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, pois idealizamos, planejamos, construímos e realizamos importantes ações e agendas”, salientou a parlamentar.
P20
Recentemente, em novembro de 2024, a Secretaria da Mulher abriu as discussões da 10ª Cúpula dos Presidentes de Parlamento do G20. “No encontro debatemos as recomendações de mulheres parlamentares do G20 para a solução de problemas relacionados à desigualdade, à fome, ao aquecimento global e à baixa participação feminina nas instâncias de poder”, explica Benedita.
Mandato em 2024
Em relação às ações do seu mandato, a deputada Benedita da Silva lembrou o seu trabalho nas três comissões em que é titular (da Cultura, da Mulher e da Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família). Destacou ainda as agendas na Esplanada dos Ministérios, a sua luta no combate ao racismo, combate ao machismo, combate ao feminicídio e projetos de lei de sua autoria sancionados pelo presidente Lula.
Parlatino
A deputada Benedita da Silva também participou de eventos internacionais. Ela destacou o Encontro Regional de Mulheres Parlamentares da América Latina e do Caribe, ocorrido na última semana de outubro, no Panamá. O evento, realizado pelo Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino), contou com a participação de parlamentares de 22 países, organizações internacionais e especialistas. Foram compartilhados desafios, lições e propostas para avançar na democracia inclusiva, justa, sustentável e paritária em toda a região.
PT na Câmara